BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no discurso de abertura da Assembleia Geral da Organizações das Nações Unidas (ONU), realizada nesta terça-feira (23).
"Há poucos dias, e pela primeira vez em 525 anos de nossa história, um ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito", disse.
Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
"Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis. Seguiremos como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela", pontuou o presidente.
Economia
Durante o discurso, Lula defendeu a soberania nacional e criticou sanções impostas contra o Brasil, sem citar o tarifaço promovido por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
Trump disse que pretende se reunir com Lula na semana que vem para debater impasses.
"Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem", disse Trump.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.