Desempenho

Porto do Itaqui atinge recorde histórico com 3,85 milhões de toneladas movimentadas em um único mês

Resultado ficou 8,9% acima da meta estabelecida; soja puxa a alta de 9% no período.

Imirante.com

Atualizada em 15/09/2025 às 13h57
Porto do Itaqui, em São Luís (MA), atingiu em agosto de 2025 a maior movimentação mensal da sua história.
Porto do Itaqui, em São Luís (MA), atingiu em agosto de 2025 a maior movimentação mensal da sua história. (Foto: Vosmar Rosa/MPor)

SÃO LUÍS - O Porto do Itaqui, em São Luís, atingiu em agosto de 2025 a maior movimentação mensal da sua história, com 3,85 milhões de toneladas, superando em 7% o volume do mesmo mês de 2024. O resultado também ficou 8,9% acima da meta estabelecida para o período. Com esse desempenho, agosto se consolida como o melhor mês da série histórica do terminal maranhense.

Em julho deste ano, o Itaqui já havia registrado seu maior recorde até então, o que reforça a trajetória de crescimento das operações.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o recorde reflete o compromisso da pasta com as políticas públicas de modernização e a expansão da infraestrutura portuária, promovendo mais competitividade e desenvolvimento para o país. “O resultado não apenas fortalece a logística e as exportações brasileiras, como também gera empregos, atrai investimentos e estimula a economia regional”, destacou o ministro.

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o porto movimentou 24,9 milhões de toneladas, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2024 e 5% acima do previsto no planejamento anual.

“O desempenho contínuo do Itaqui reflete a eficiência das operações e o compromisso de profissionais que constroem esse porto com excelência todos os dias. Juntos, seguimos conectando o Maranhão ao mundo e fortalecendo nosso papel estratégico”, afirmou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Soja puxa resultado
A movimentação de granéis sólidos ganhou destaque, ultrapassando a marca de 3 milhões de toneladas no mês. O principal produto foi a soja, com 1,73 milhão de toneladas movimentadas, alta de 9%, seguida por fertilizantes (21%), cobre (10%) e ferro gusa (9%) que também contribuíram para o crescimento.

O segmento de granéis líquidos teve desempenho expressivo, com 751 mil toneladas movimentadas, este resultado é 12% superior a agosto de 2024 e 8,7% acima da meta planejada. Apenas o mercado entreposto respondeu por 345 mil toneladas, crescimento de 116% em relação ao ano anterior. As operações ship-to-ship realizadas nos berços 106 e 108 foram determinantes para esse avanço.

"Superamos todas as expectativas em agosto. Da beira do cais aos setores administrativos, cada fluxo interno é monitorado com organização para chegarmos a esse número. É a busca contínua por excelência que impulsiona o avanço do porto", destacou o diretor de operações do Itaqui, Carlos Frisoli.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.