(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Duarte pode ser vice-presidente na CPMI do INSS

Deputado maranhense é visto como uma opção que pode agradar tanto o Palácio do Planalto quanto a ala mais consevadora dentro da comissão.

Ipolítica

Atualizada em 25/08/2025 às 11h48
Duarte Júnior pode ser escolhido, nesta terça, vic-presidente da CPMI do INSS
Duarte Júnior pode ser escolhido, nesta terça, vic-presidente da CPMI do INSS (Divulgação)

SÃO LUÍS - Os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS começarão nesta semana. Paa a terça-feira, 26, existe a possibilidade de votação para a escolha do vice-presidente da comissão e entre os nomes prováveis estar o do deputado maranhense, Duarte Júnior (PSB). Reuniões nesta tarde de segunda-feira, 25, podem definir a situação já que o governo quer o nome do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) na função dentro da CPI.

O Palácio do Planalto sabe que o nome de Pimenta pode representar mais uma derrota do governo nesta CPMI. Já perdeu a relatoria e a presidência e tenta evitar mais um desgaste. E neste cenário é o nome de Duarte Júnior acaba sendo cogitado para ocupar o cargo de vice-presidente da comissão.

Primeiro que o deputado maranhense entrou na CPMI com indicação do União Brasil e não do PSB, deixando claro que ele vai desembarcar futuramente no partido de centro. Isso torna o nome de Duarte mais leve para que seja aceito junto aos parlamentares mais ligados ao campo conservador no Congresso.

Depois, o parlamentar do Maranhão é visto como um aliado mesmo com a possibilidade real de deixar o PSB (que tem muito mais relação com a posição do partido no estado do que por posições nacionais na Câmara dos Deputados).

Além do paulo Pimenta, Duarte Júnior ainda tem outros concorrentes (Bia Kicks, Zé Trovã e Marcell Van) da ala da dita direita. E vindo de lá, a ideia é a mesma: melhor aceitar o nome como do deputado maranhense do que concorrer e perder para um petista.

Resta saber se Duarte Júnior conseguirá organizar suas articulações para garantir o espaço. 

A CPMI, na terça, vai já votar os primeiros requerimentos e tem como alvo principal, neste primeiro momento, o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, principal aliado do senador do Maranhão, Weverton Rocha (PDT).  


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.