SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com o Governo do Estado, realizam nesta sexta-feira (15) a inauguração de um guarda-roupa social no Fórum de São Luís, voltado para atender pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.
A ação integra uma série de iniciativas do Comitê PopRuaJud no Maranhão, que busca ampliar o acesso a serviços, dignidade e cidadania para esse público.
Durante a cerimônia, foi destacada também a entrega do serviço permanente de atendimento a pessoas em situação de rua, que funcionará no antigo Casino Maranhense, e a atuação do ônibus PopRuaJud, utilizado para levar atendimentos médicos, odontológicos e outros serviços a diversas cidades do estado.
O presidente do TJMA ressaltou que as ações são voltadas para dar visibilidade e incluir socialmente pessoas que vivem nas ruas. “O poder público deve garantir direitos como moradia, educação e saúde. É um tema de profunda responsabilidade nossa”, afirmou.
A desembargadora Graça Amorim destacou que o Comitê PopRuaJud já realizou 14 mutirões e mais de sete mil atendimentos no Maranhão. “Nós não vamos conseguir realizar nosso mister dentro dos gabinetes. Temos que ir às ruas, sentir na pele o que sente cada um dos nossos irmãos menos assistidos, que lutam por dignidade e por conquistar o seu lugar na sociedade”, disse.
O governador Carlos Brandão reforçou a importância de parcerias entre o poder público e a sociedade civil para combater a fome e ampliar o acesso a políticas sociais. Representantes do Ministério dos Direitos Humanos, do Movimento Nacional da População de Rua e do Superior Tribunal de Justiça também participaram do evento, defendendo políticas públicas construídas de forma participativa e voltadas para a garantia de direitos fundamentais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.