SÃO LUÍS – Um golfinho foi encontrado morto por banhistas na Praia do Calhau, em São Luís, na tarde dessa segunda-feira (11). O registro foi feito em vídeo e circulou nas redes sociais, mostrando o animal boiando no mar e, depois, já sem vida, na faixa de areia.
Segundo o autor das imagens, o corpo apresentava forte odor e não havia ninguém por perto no momento da gravação. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o que provocou a morte do animal.
Especialistas ouvidos pela TV Mirante explicam que o encalhe de golfinhos pode ocorrer por diferentes razões, como envelhecimento natural, poluição marinha, ingestão de resíduos plásticos, ferimentos causados por hélices de embarcações e interações com atividades humanas, incluindo a pesca.
“Ainda é cedo para determinar a causa, pois o caso é muito recente. Mas nos últimos anos, o número de encalhes registrados tem aumentado em todo o Brasil. Isso se deve, em parte, à facilidade com que hoje as pessoas conseguem filmar e divulgar esses casos pelas redes sociais”, afirma o biólogo Jorge Nunes.
Não há informações se a carcaça do golfinho foi retirada por equipes de resgate ou se foi levada de volta ao mar pela maré.
Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informou que enviou uma equipe técnica ao local para apurar a ocorrência e realizar um levantamento detalhado da situação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.