Ex-aluna de Fonoaudiologia do Ceuma conquista 1º lugar em residência no MA pelo Enare
Isabela Lemos Botelho Pimentel alcançou a maior nota do Maranhão em Fonoaudiologia e destaca trajetória marcada por dedicação e excelência acadêmica oferecida pelo Ceuma.
A Universidade Ceuma iniciou o ano de 2026 reforçando sua marca de excelência no ensino superior, com resultados expressivos na área da Saúde. Duas alunas da instituição foram aprovadas em primeiro lugar em programas de residência por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). As ex-alunas conquistaram a maior nota do Maranhão em suas respectivas áreas.
Fabiana Pereira Moraes ficou em primeiro lugar na Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, a maior nota em Odontologia do Maranhão. Veja a história da estudante!
A outra grande conquista é de Isabela Lemos Botelho Pimentel, que ficou em primeiro lugar na Residência de Clínica Médica e Cirúrgica, com a maior nota de Fonoaudiologia do Estado.
“A aprovação no Enare é resultado de um caminho construído com constância, dedicação e muito compromisso com o aprendizado. Ao longo da graduação, Isabela contou com uma formação sólida, marcada pelo apoio e pela orientação de um corpo docente que acreditou, acompanhou e contribuiu diretamente para o seu crescimento acadêmico e profissional”, destaca o Ceuma.
Isabela Lemos ingressou no curso de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma no início de 2022, logo após concluir o Ensino Médio, pois a instituição era a única que oferecia o curso na modalidade presencial em São Luís.
A escolha da graduação se deu por uma questão pessoal. Aos 12 anos, Isabela teve um nódulo vocal e precisou passar por fonoterapia. Ela destaca que, na época, o curso era pouco conhecido, mas buscou informações e se interessou muito pela área.
“O curso era pouquíssimo conhecido, era difícil até achar informações na internet sobre ele. Entrei no Instagram da fono que me atendia, comecei a ver o que ela compartilhava da rotina de atendimentos, os recursos terapêuticos, exercícios. Achei bem interessante, comecei a me informar sobre as áreas de atuação e me encontrei na Fonoaudiologia”, relata Isabela.
A formação foi no final de 2025 e, para a estudante, ela foi de excelência, com ótimos professores e preceptores, que são referência em suas respectivas áreas.
“Eles são pós-graduados, didáticos, atualizados e muito educados. Em especial, professora Francisca Laura, com quem compartilhei o interesse pela residência desde o 1º ano de curso. Ela me apoiou desde o começo e nunca disse que era cedo demais para me preparar. Professora Alessandra Mendes compartilhava com frequência seu afeto pelo atendimento ao público idoso e me deu toda a segurança no estágio hospitalar, em que tive meu primeiro contato com o setor da clínica médica. Professora Monique Lopes, minha orientadora, grande inspiração acadêmica e no serviço público, que me deu total apoio na realização da coleta de dados do meu TCC, em que tive contato com pacientes idosos acompanhados no SUS. Preceptor Matheus Leal, que me ensinou muitos valores profissionais de ética e atendimento humanizado”, destaca.
Sobre a escolha pela área da Clínica Médica e Cirúrgica, Isabela Lemos conta que o interesse veio ainda nos anos iniciais do curso, quando teve as disciplinas de Neuroanatomia e Patologia aplicadas à Fonoaudiologia, tendo contato com a atuação em demandas neurofuncionais, principalmente com o público adulto e idoso.
“Me identifiquei com essa área e vejo a residência como uma maneira de me aperfeiçoar nessa atuação. Durante a coleta de dados do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) também tive contato com esse público no SUS (Sistema Único de Saúde) e também tive estágio na clínica-escola com pacientes disfágicos e com demandas neurológicas. Essas experiências me fizeram seguir na minha decisão”, conta.
A preparação para fazer o Enare foi intensa e organizada, o que, aliado à qualidade do ensino oferecido pelo Ceuma e bem aproveitado pela aluna, foi decisivo para ela conquistar a aprovação em 1º lugar na residência.
“Eu estudei muito. Me organizei com antecedência, comecei a acompanhar os editais do Enare desde o 1º ano de curso, em que conferi a ementa que é cobrada. Ao longo do curso, me aprofundava nos assuntos que via em sala de aula e respondia questões de provas anteriores da banca sobre os assuntos que via. No último ano de preparo [ano em que me formei e em que prestei a prova do Enare] fiz um curso específico de SUS para me preparar para as questões de conhecimentos gerais”, destaca.
Fonoaudiologia na Universidade Ceuma
Na Universidade Ceuma, o curso de Fonoaudiologia tem um excelente corpo docente com profissionais que são referência em suas áreas, bem como uma estrutura que oferece atendimento à população na Clínica Integrada de Fonoaudiologia, com seis consultórios muito bem equipados, salas de observação e de supervisão, além dos Laboratórios de Audiologia, de Otoneurologia e de Voz.
A universidade prepara seus alunos para trabalharem como profissional liberal e atender clientes individuais ou corporativos. Outras oportunidades estão nas unidades de saúde privadas e públicas, onde funcionam equipes multidisciplinares. Outra área de trabalho é atuar como suporte em tratamentos multiprofissionais em parceria com dentistas, otorrinos, neurologistas ou psicólogos.
Saiba Mais
- Ex-aluna do Ceuma conquista 1º lugar em residência de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no Maranhão
- Universidade Ceuma promove painéis sobre empreendedorismo no Campus Renascença
- Ceuma cria ‘Vale do Silício’ maranhense
- Unieuro promove debate sobre democracia e instituições em tempos de COP-30 com transmissão ao vivo
- Universidade Ceuma sedia simpósio internacional de bioquímica e biotecnologia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.