CRISE DIPLOMÁTICA

Eliziane vê afronta à soberania em taxa imposta por Trump

Senadora maranhense critica medida dos EUA e afirma que país não aceita tutela estrangeira nem ataques à democracia

Ipolítica

“A taxação imposta por Trump é uma agressão sem precedentes à nossa soberania", disse parlamentar.
“A taxação imposta por Trump é uma agressão sem precedentes à nossa soberania", disse parlamentar. (Marco Oliveira)

BRASÍLIA - A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) repudiou a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, anunciada nesta quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump. A medida passará a valer a partir de 1º de agosto e foi formalizada em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PARLAMENTAR COBRA RESPEITO

“A taxação imposta por Trump é uma agressão sem precedentes à nossa soberania. Temos leis, Constituição, instituições. Temos o povo brasileiro, altivo, independente e que não aceita tutela de quem quer que seja. Respeite o Brasil. Respeite nossa democracia e nossa soberania”, escreveu Eliziane em sua rede social.

A manifestação da parlamentar maranhense ecoa a posição do presidente Lula, que também condenou publicamente a iniciativa do governo norte-americano.

TRUMP MENCIONA STF E DEFENDE BOLSONARO

Na carta enviada a Lula, o ex-presidente dos Estados Unidos justificou a tarifa como uma resposta a supostas práticas comerciais “injustas” por parte do Brasil. Trump também criticou decisões do Supremo Tribunal Federal e classificou como “caça às bruxas” o inquérito em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado por tentativa de golpe.

Segundo aliados do governo brasileiro, o tom da carta e a taxação surpreenderam o Palácio do Planalto. A medida é interpretada como uma tentativa de interferência internacional no processo judicial que envolve Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.