SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 29 de junho a 5 de julho.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Domingo (29)
Um dos momentos mais aguardados do São João do Maranhão é o encontro de Bumba Bois na Capela de São Pedro, que reúne milhares de turistas, devotos e centenas de brincantes todos os anos. Desde o começo da noite desse sábado (28) e durante toda a madrugada e manhã de domingo (29), os grupos de Bumba Boi do Maranhão, que se apresentaram pela região metropolitana, fizeram um cortejo na Capela de São Pedro, na capital maranhense, em comemoração ao Dia de São Pedro.
Segunda-feira (30)
Nas primeiras horas de segunda (30), o som contagiante das toadas ecoou pela avenida principal do João Paulo, batizada em homenagem ao santo São Marçal. A data, tradicionalmente comemorada no dia 30 de junho, atrai diversos grupos de bumba meu boi, que celebram o santo.
Ao todo, cerca de 28 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca se reuniram na via, celebrando o santo. A programação seguiu durante todo o dia.
Terça-feira (1º)
Um adolescente de 14 anos morreu após a moto que ele pilotava colidir de frente com um caminhão-trator na BR-316, no município de Araguanã, no noroeste do Maranhão. A vítima morava em Penalva, na região da Baixada Maranhense.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 7h45, no km 171 da rodovia. A motocicleta Honda e o caminhão-trator Scania trafegavam em sentidos opostos quando a moto invadiu a contramão e colidiu frontalmente com a carreta.
O motociclista ainda tentou frear bruscamente para evitar a batida, mas acabou sendo arremessado e caiu debaixo do caminhão. O impacto foi fatal e o jovem morreu no local.
Uma denúncia envolvendo o uso indevido de uma viatura dentro do 14º Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz, no Maranhão, está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado (MPMA).
Segundo apuração preliminar, no mês de junho um policial militar teria sido flagrado utilizando uma viatura oficial da corporação para ir a um motel da cidade, em circunstâncias de caráter pessoal.
A situação teria sido flagrada por testemunhas e o caso chegou ao Ministério Público do Maranhão que, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), havia cedido o automóvel ao batalhão.
Quarta-feira (2)
Um avião monomotor com registro de roubo no Maranhão foi encontrado abandonado em uma lavoura na zona rural de Natividade, região central do Tocantins, na quarta-feira (2). Segundo registro da matrícula, a aeronave está no nome do prefeito da cidade maranhense Senador Alexandre Costa, Nilo Tayrone Arouche Amorim (Republicanos).
De acordo com a Polícia Militar, o responsável de uma fazenda percebeu a presença incomum do avião em sua propriedade e entrou em contato com a polícia. A PM informou que, segundo informações preliminares, a aeronave havia sido roubada por quatro criminosos armados no Maranhão.
A defesa do ex-prefeito da cidade de Campestre do Maranhão, Valmir Morais, preso na noite de domingo (29) pela Polícia Militar do município e conduzido ao Plantão Central de Imperatriz, divulgou nota informando a soltura dele nessa terça-feira (1º).
Após audiência de custódia que o manteve preso, a Justiça determinou liberdade provisória e a defesa alega que a verdade dos fatos será mostrada durante o processo judicial.
Quinta-feira (3)
Uma mulher que teve 90% do corpo queimado, após ter sido atacada pelo companheiro no Maranhão, morreu no hospital onde estava internada. Maria Domingas Fonseca dos Santos recebia os cuidados no Hospital Regional de Viana, mas não resistiu.
O crime aconteceu no povoado Piçarra, na zona rural de São Vicente Ferrer no último domingo (29). O principal suspeito deste feminicídio é o marido da vítima, que já está preso, segundo a Polícia Civil do Maranhão.
Após diligências nas proximidades do povoado Casa Grande às margens da MA-014, a equipe policial localizou e prendeu o suspeito
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou, na tarde de quinta-feira (3), a conclusão das obras de recuperação da ponte sobre o rio Pindaré, conhecida como Ponte dos Índios, localizada na BR-316, entre os municípios de Santa Inês e Bom Jardim, no Maranhão. Com o término do serviço, o tráfego está liberado para todos os tipos de veículos.
A estrutura estava interditada desde o início de março, após indígenas da Terra Indígena Pindaré identificarem sinais de corrosão na parte inferior do vão central, o que provocou o colapso de parte da estrutura da ponte. Técnicos do DNIT constataram problemas na infraestrutura que comprometiam a segurança da travessia de veículos.
Raphael Paixão, o maranhense recrutado pelo Exército da Ucrânia, teve a perna esquerda amputada e está hospitalizado após ter pisado em uma mina-borboleta, um artefato explosivo de pequeno porte, mas de alto poder destrutivo, utilizado em zonas de guerra.
“Ele foi operado, está hospitalizado, perdeu o pé esquerdo, perdeu do joelho, um pouco do joelho para baixo, mas está estável, está vivo, né? Foi um milagre de Deus. Ele contou um pouco do que aconteceu. Ele andou nove quilômetros, arrastado por um outro militar, que ‘tava’ dando suporte para ele, ele ‘tava’ muito machucado, mas graças a Deus, para honra e glória de Jesus, ele conseguiu”, informou a mãe do jovem, Neila Paixão, após conseguir fazer uma videochamada com o filho.
Sexta-feira (4)
Um ônibus do transporte público pegou fogo na manhã de sexta-feira (4), no bairro Forquilha, em São Luís. Não houve vítimas.
Todos os passageiros conseguiram deixar o coletivo a tempo e escaparam do incêndio. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local e conseguiu controlar as chamas.
Seis pessoas foram feridas por tiros efetuados contra uma barbearia no bairro Sarnambi, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. O crime foi registrado por volta das 17h dessa quinta-feira (3).
Segundo informações policiais, uma dupla chegou em um carro branco sem placa, desceu e atirou contra o estabelecimento atingindo ao menos seis homens, entre eles, um adolescente.
Sábado (5)
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a causa da morte de Maria Ísis, de apenas 5 anos, foi uma fratura na cervical provocada por ação contundente — ou seja, uma quebra na região do pescoço causada por um objeto duro ou pancada violenta. O padrasto José Jailson de Menezes Silva, principal suspeito do crime, está preso preventivamente. A vítima morreu no dia do próprio aniversário, em Trizidela do Vale, no Maranhão.
De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Maria Ísis apresentava marcas de agressão por várias partes, além de lesões na cabeça. O caso é tratado como feminicídio com indícios de violência doméstica e maus-tratos.
A mãe da menina, Maria das Graças da Conceição Souza, é investigada por possível omissão. A Polícia Civil suspeita que as agressões já vinham acontecendo há pelo menos sete meses, período em que José Jailson convivia com a mãe da vítima. A mãe e o padrasto negam envolvimento no crime.
Saiba Mais
- Motorista de app assassinado, greve e cães roubados... veja o resumo da semana
- Major é assassinado, principal suspeito é preso, e outros dois morrem em confronto com PMs... veja o resumo da semana
- Suspeito de assalto é morto por PM, passageira pula de ônibus durante roubo, e São Luís vira capital do K-Drama... veja o resumo da semana
- Contrabando de migrantes maranhenses, Alcione canta em coreano e mais: veja o resumo da semana
- Homenagens a Sarney, fogo em maternidade e influenciadora morta... veja o resumo da semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.