(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Podemos: mesmo com confissão, muito dinheiro e pouco voto, justiça diz que não houve fraude na cota de gênero

Justiça de base julgou improcedente ação que acusava o Podemos de usar candidatas laranjas nas eleições de 2024 para a Câmara Municipal de São Luís.

Ipolítica

Decisão judicial diz que Podemos não cometeu fraude em cota de gênero em 2024
Decisão judicial diz que Podemos não cometeu fraude em cota de gênero em 2024 ((Foto: divulgação))

SÃO LUÍS - Mesmo com R$ 300 mil, 12 postagens nas redes sociais, 18 votos e mais uma confissão, não foi possível provar que o Podemos cometeu fraude em cota de gênero nas eleições de 2024 na disputa para a Câmara Municipal de São Luís. Assim decidiu a juíza Janaína Araújo da 1ª Zona Eleitoral da capital.

Em seu julgamento, a magistrada foi no mesmo entendimento do Ministério Público Eleitoral: que as provas apresentadas não demonstraram que as três candidatas da chapa do partido eram laranjas. Além disso, a juíza destacou em sua decisão que ´ônus de comprovar campanha política não é das candidatas acusadas se serem laranjas.

Ainda cabe recurso da decisão para o Tribuna Regional Eleitoral (TRE). 

Mas a decisão não deixa de chamar atenção. A candidata Brena Carvalho confessou em depoimento para a Polícia Federal (PF) que não fez campanha. Que recebeu cerca de R$ 300 mil e devolveu uma parte para o partido.

Essa confissão levou a PF a iniciar uma investigação e até uma operação já foi realizada tendo como alvo familiares do deputado federal Fábio Macedo, presidente estadual do Podemos.

Além da confissão, os números mostram-se comprometedores para quem recebeu tanto dinheiro do Fundo Eleitoral. A candidata, de campanha, fez 12 postagens nas redes sociais e obteve 18 votos nas urnas em 2024. Um custo alto para os cofres públicos essa campanha.

Mas não é uma candidata laranja segundo a Justiça Eleitoral de base.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.