SÃO LUÍS - Tramita na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui o capacitismo - discriminação ou preconceito contra pessoas com deficiência - no rol de crimes inafiançáveis e imprescritíveis, tal como já ocorre com o racismo. A proposta é do deputado maranhense, Duarte Júnior (PSB).
Pelo texto, será alterado o inciso XLII do artigo 5º da Constituição Federal.
Segundo Duarte, é preciso que o Estado brasileiro dê uma resposta mais firme e proporcional à gravidade dos atos de preconceito que afetam milhões de brasileiros com deficiência. “Mesmo com uma legislação avançada, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o capacitismo ainda é um dos preconceitos mais invisibilizados da nossa sociedade. Essa PEC é um marco de justiça e respeito à dignidade humana”, afirmou o parlamentar.
Para apresentar a proposta, foram necessárias pelo menos 171 assinaturas de deputados. Agora, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, o texto ainda precisa ser aprovado em dois turnos na Câmara dos Deputados, com pelo menos 308 votos favoráveis, antes de seguir para análise no Senado Federal.
Saiba Mais
- Aprovado reserva de 15% de fundo eleitoral para PCD
- Câmara aprova pulseira lilás para identificar pacientes TEAs
- Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção
- Aprovado ressarcimento automático por falhas no serviço de internet
- Câmara aprova meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.