SÃO LUÍS - Está prevista para 2026 mudanças no Novo Ensino Médio. Na última quinta-feira, 10, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a resolução que institui os Parâmetros Nacionais para Itinerários de Aprofundamento (PN-IFA). Com isso, alunos poderão escolher duas opções de itinerários informativos.
Este novo marco da educação representa um avanço significativo para o ensino médio brasileiro, ao introduzir uma regulamentação que visa elevar a qualidade e promover maior equidade na oferta dos itinerários formativos de aprofundamento.
A ideia aprovada visa integrar uma ou mais áreas do conhecimento — Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza — com os quatro eixos estruturantes, 10 competências comuns e habilidades específicas por área, orientando sua construção e implementação.
As novas regras têm quatro eixos estruturantes e todos os itinerários deverão desenvolver, obrigatoriamente, os quatro eixos estruturantes, garantindo uma formação integral alinhada às competências do século XXI:
- Método, Conhecimento e Ciência: promove a investigação científica, o combate às fake news e a análise de fenômenos naturais, sociais e culturais com base em hipóteses, dados e reflexão crítica.
- Mediação e Intervenção Sociocultural: desenvolve competências para a mediação de conflitos e o diálogo, estimulando o engajamento em ações sociais, culturais e comunitárias voltadas à transformação da realidade e ao fortalecimento da democracia.
- Inovação e Intervenção Tecnológica: estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais por meio do uso de tecnologias, promovendo a criatividade e a capacidade de intervenção no cotidiano.
- Mundo do Trabalho e Transformação Social: aproxima os estudantes das dinâmicas do mundo do trabalho, incentivando a elaboração de projetos de vida com impacto social.
As novas regras passam a valer em 2026 e as escolas públicas e particulares precisam organizar esse novo currículo.
Para saber o pouco mais sobre o assunto, o Imirante conversou com Gastão Vieira, ex-ministro e atual membro do Conselho Nacional de Educação.
Assista ao vídeo:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.