IMPERATRIZ - A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), uma operação que resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária contra integrantes de uma quadrilha especializada em estelionatos. A ação ocorreu no município de Imperatriz.
De acordo com o delegado Alex Coelho, responsável pela investigação, o grupo criminoso atua de forma contínua desde 2019, com ramificações nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. “Trata-se de uma organização criminosa envolvida em fraudes eletrônicas de grande porte, que já causaram prejuízos milionários às vítimas”, afirmou o delegado.
As investigações apontam que os principais integrantes da quadrilha residem nos municípios de Parnaíba e Luís Correia, no litoral do Piauí, mas mantêm conexões operacionais em diversos pontos da região Nordeste. Segundo a polícia, todos os envolvidos têm participação direta em infrações cometidas especialmente no litoral piauiense.
Como eles atuavam?
O grupo se estruturava de forma colaborativa, sem uma hierarquia, o que dificultava a identificação. A principal prática criminosa consistia na realização de empréstimos consignados fraudulentos, feitos com o uso de documentos falsificados. Há também indícios da atuação da quadrilha em outros tipos de golpe, como fraudes envolvendo milhas aéreas e seguros de vida.
Após a operação, os presos foram encaminhados ao Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz. Após os procedimentos legais, foram transferidos para a Unidade Prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis integrantes da organização e ampliar o entendimento sobre o alcance das fraudes cometidas.
Saiba Mais
- PF mira servidores públicos por uso de dados falsos e de pessoas mortas para fraudar benefícios no MA
- PF investiga esquema de saques fraudulentos do FGTS e cumpre mandados em Caxias
- Operação contra esquema de fraudes que vendia milhas aéreas em sites falsos prende cinco pessoas em Imperatriz
- Mais de 50 empresários estão em lista de pessoas que recebem Bolsa Família de forma irregular no MA
- Nove pessoas são presas suspeitas de fraudar concursos públicos no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.