SUSTO

Velejador canadense fica à deriva por dois dias no Maranhão

Dean Charles Swift foi resgatado com sucesso.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 14/02/2025 às 14h39
Dean Charles Swift, 80 anos. (Reprodução/TV Mirante)
Dean Charles Swift, 80 anos. (Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Dean Charles Swift, um velejador canadense de 80 anos, foi resgatado após passar 48 horas à deriva nas proximidades do Porto do Itaqui, em São Luís, Maranhão. O velejador, que partiu de Cabo Verde com destino a Recife, teve sua rota alterada devido a problemas estruturais em sua embarcação, causados por uma tempestade.

“Não podíamos usar as velas e tinha acabado o combustível do motor,” relatou Dean. Vídeos mostram o momento em que seu barco foi rebocado por equipes do porto. Durante a inspeção, foi constatado que os cabos de aço das velas, sem manutenção há quase 30 anos, se soltaram.

Embarcação que ficou dois dias à deriva nas águas do Maranhão. (Reprodução/TV Mirante)
Embarcação que ficou dois dias à deriva nas águas do Maranhão. (Reprodução/TV Mirante)

Em sua jornada, que durou quase um mês, Dean enfrentou momentos de apreensão. "A questão era: temos água suficiente? Temos combustível suficiente para chegar em algum lugar?" disse ele, ao revelar que, após o resgate, tinha apenas uma lata de feijão e quatro garrafas de água.

A Marinha do Brasil está monitorando a situação da embarcação, que permanecerá em São Luís até novembro. Dean planeja retornar ao Canadá na próxima semana, mas já expressou a intenção de voltar ao Brasil em 10 meses para continuar sua viagem, com o objetivo de alcançar a Ásia. “Eu amo o oceano. Quando o tempo está bom, é uma paz... eu sinto que conquistei algo,” finalizou o velejador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.