Ação no STF

Assembleia vai encaminhar esclarecimentos a Cármen Lúcia nesta semana

Procuradoria da Casa vai tentar provar que não houve alteração do Regimento Interno para beneficiar Iracema Vale, como argumentou em ação o STF.

Ipolítica

Resultado de eleição para a Presidência da Assembleia foi questionado no Supremo
Resultado de eleição para a Presidência da Assembleia foi questionado no Supremo (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - A Procuradoria da Assembleia Legislativa do Maranhão vai encaminhar até o fim desta semana os esclarecimentos solicitados pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), no bojo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo partido Solidariedade sobre o critério de desempate adotado pela Mesa no pleito que declarou a deputada Iracema Vale (PSB) presidente reeleita no Legislativo.

Na manifestação, a defesa da Assembleia vai tentar provar que a Casa não alterou seu Regimento Interno para beneficiar Iracema Vale na eleição em que ela acabou declarada vencedora após empate em 21 a 21 com o deputado estadual Othelino Neto (Solidaiedade).

Iracema foi declarada eleita pelo critério de maior idade.

Ao ingressar com a ação no STF, o Solidariedade alegou que a regra de desempate usada para confirmar a vitória da atual comandante da Casa – dando aos candidatos mais velhos a vitória em caso de empate em segundo escrutínio –, havia sido incluída no regimento recentemente. 

À defesa da Assembleia sustenta que essa informação não procede. 

Leia também: Rodrigo Lago garante direito a emendas individuais ao orçamento

A regra, segundo a Procuradoria, existe há 33 anos, desde 1991. O fato também já foi argumentadono bojo da peça do MDB, que solicitou entrada no processo como amicus curiae.

“Oportuno destacar, desde já, que o partido Solidariedade não é leal aos fatos quando alega que o critério de desempate pela maior idade foi introduzido no Regimento Interno da AL/MA recentemente pela Resolução Legislativa nº 1.300, de 5 de novembro de 2024 – apenas 1 semana antes da eleição”, destaca trecho da petição do partido, assinada pela advogada Luciana Lóssio.

Depois da manifestação da Assembleia a ministra deve dar novo despacho sobre o tema. 

Othelino guarda a expectativa de que o pleito seja anulado, ou que ele seja declarado novo presidente da Assembleia. 

Já Iracema Vale está convicta de que o resultado será mantido inalterado. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.