SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), posicionou-se em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (21), após o indiciamento pela Polícia Federal em inquérito sobre um suposto golpe de Estado. Em declaração pública, Tarcísio destacou que a narrativa contra Bolsonaro "carece de provas" e ressaltou a necessidade de uma investigação que revele "a verdade dos fatos".
Enquanto alguns aliados adotaram um tom crítico às instituições envolvidas, Tarcísio manteve uma postura moderada, sem direcionar ataques à Polícia Federal ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua fala, o governador afirmou que Bolsonaro respeitou o resultado das eleições e a posse ocorreu dentro da normalidade democrática.
“O presidente respeitou o resultado da eleição e a posse aconteceu em plena normalidade e respeito à democracia. Que a investigação em andamento seja realizada de modo a trazer à tona a verdade dos fatos”, declarou Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro.
DETALHES DO INDICIAMENTO
O inquérito da Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e 36 aliados pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa. Caso as acusações sejam confirmadas, as penas máximas somadas podem atingir 28 anos.
O processo segue agora para análise do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que decidirá se apresenta denúncia. De acordo com informações da imprensa, Gonet já teria sinalizado a intenção de encaminhar a denúncia no próximo ano.
BOLSONARO
Em uma recente entrevista compartilhada em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o inquérito é baseado em “criatividade” e disse que sua defesa começa no Ministério Público Federal. “É na PGR que começa a luta”, declarou o ex-presidente ao comentar o caso.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.