#setembroamazônico

Setembro amazônico no Reocupa: resistência e cultura em favor da floresta e seus povos

São Luís abre suas portas para celebrar a Amazônia em casarão no centro histórico.

Divulgação / Funarte

Atualizada em 05/09/2024 às 18h09
O projeto contemplado pelo Programa Ações Continuadas da Funarte, tem programação gratuita.
O projeto contemplado pelo Programa Ações Continuadas da Funarte, tem programação gratuita. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Durante todo o mês de setembro, o Casarão Reocupa, localizado no centro de São Luís, no Maranhão, será dedicado à pauta amazônica. Juntando-se à agenda nacional do #setembroamazônico, o espaço vai ser palco de diversas ações que fortalecem a resistência e a preservação do bioma amazônico e suas comunidades. O projeto contemplado pelo Programa Ações Continuadas da Funarte, tem programação gratuita. 

Em setembro, a programação oficial do Coletivo começa nesta quinta-feira, 05 de setembro, Dia da Amazônia, com a participação do Reocupa na 3ª edição da Feira Emaranhadas. O evento do qual o coletivo é parceiro desde sua primeira edição, será realizado na Praça Deodoro, também no centro de São Luís, fomentando o empreendedorismo feminino local e a agricultura familiar e artesanal, levantando uma pauta importante sobre o protagonismo e autonomia da mulher e a relação campo e cidade.

No sábado, dia 07 de setembro, acontece a Virada Amazônia de Pé, uma celebração do #SetembroAmazônico com música, rodas de conversa e oficinas sobre sustentabilidade e preservação da floresta, no espaço do Casarão Reocupa. O evento busca inspirar e mobilizar a comunidade em prol da conservação do meio ambiente.

Já o projeto Segunda Nervosa será um espaço para celebrar os povos e a cultura amazônida com atividades que incentivam a produção independente, preta e feminista, o consumo consciente e a relação com o meio ambiente.

Na Segunda Nervosa do dia 16, o Reocupa será palco de uma Batalha de MCs temática sobre a Amazônia, onde o talento e a consciência ambiental vão se transformar em versos que exaltam a resistência dos povos da floresta. Já no dia 30, o Reocupa receberá Diana Pinto com o projeto Bacalhau com Todos, fazendo um passeio pelas canções do grupo português Deolinda, mesclando-as com a musicalidade brasileira, nordestina e maranhense, em uma noite de celebração cultural.

Às quartas, por sua vez, serão dedicadas à exibição de filmes sobre temas correlatos, como o premiado documentário Território, que será exibido no dia 11 de setembro. O filme, que coloca o público no centro do conflito entre líderes indígenas e invasores ilegais na Amazônia, mostra como a tecnologia pode ser usada para defender a floresta e expor a verdade.

O longa é uma coprodução com o povo Uru-eu-wau-wau, que tem o audiovisual como ferramenta de proteção da floresta em pé, bem como das terras e culturas indígenas. Além disso, haverá exibição nas demais quartas de filmes temáticos frutos de uma parceria do Coletivo com o Itaú Cultural Play.

E, para encerrar o mês amazônico, o Coletivo Reocupa também vai realizar o festival Resistência Fest 4, no dia 29 de setembro, recebendo artistas do Pará e Maranhão para celebrar a luta dos povos da floresta, das águas e do ar.

O Casarão ainda fomenta o trabalho de artistas visuais independentes de todo país com exposição permanente em suas paredes, bem como estimula a cultura do consumo consciente e circular, com o brechó Balaio Reocupa, disponibilizando roupas, livros e discos, em valores acessíveis.

Sobre o Reocupa

O Coletivo Reocupa foi fundado em abril de 2016, ocupando e mobilizando a cena local há mais de sete anos, com sede no Centro Histórico de São Luís. O casarão, também um centro cultural autogestionado, independente e aberto ao público, contando com acervo de livros, discos e brechó em seu espaço.

Acreditando na construção coletiva, o Reocupa é um espaço plural, disponível para as mais diversas manifestações artísticas, com o objetivo de democratizar a arte, a cultura e a educação, por meio de perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de ser e coexistir em sociedade.

Atualmente, o coletivo atua nas seguintes frentes: acesso universal à cultura, direito à cidade, educação popular e de checagem de informações, justiça climática, direitos humanos, luta feminista e manutenção dos saberes ancestrais através dos povos e territórios. 

SERVIÇO: 

Setembro amazônico no Reocupa

Data: de 5 a 29 de setembro
Local: Casarão Reocupa , Rua da Estrela 400a, centro, São Luís - MA
Entrada: Gratuita

Para saber mais, acesse https://www.instagram.com/re_o_cupa/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.