A diversidade natural, a convivência com povos nativos e uma aula de cooperativismo em meio a tantas dificuldades proporcionaram a Salete Ferro histórias para o lançamento ‘Amazônia e seus encantos: crônicas da natureza’.
A escritora e bióloga vive há 22 anos na cidade de Rorainópolis, em Roraima, pedaço que abrange mais da metade das terras amazônicas. Esse tempo a permitiu trazer um relato imersivo na obra, ilustrada com pinturas feitas por suas próprias mãos.
Como discípula da natureza, a intenção de Salete não é enfatizar as atividades criminosas que consomem aquele pedaço imenso de chão, mas apresentar motivos para preservá-lo.
A autora conta sobre encontros com os povos indígenas e mostra como eles fazem parte do contexto que assegura a biodiversidade da Amazônia. Ela relata a luta dos nativos para preservar as riquezas naturais, como quando, contrariando alguns grupos, fecham estradas durante o cair da noite para diminuir atropelamentos de animais.
Dentre as crônicas que revelam a natureza, a bióloga ressalta as propriedades de cura das plantas e frutas pouco conhecidas, como rambutan, buriti e copaíba. Lugares como o Parque Nacional do Viruá, a terra indígena Raposa Serra do Sol e a agrofloresta no Sítio PANC também estão de forma detalhada nesta homenagem à terra fértil.
‘Amazônia e seus encantos’ foi idealizada em reverência ao maior bioma do mundo, e se concretiza como um apelo à preservação desse patrimônio da humanidade. Através da obra, Salete Ferro convida leitores de Norte a Sul do Brasil e do mundo a se engajarem nessa luta.
Saiba Mais
- Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos
- CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
- Desmatamento na Amazônia cai 30,6% com menor área desmatada desde 2015
- Degradação de florestas na Amazônia bate recorde mensal em setembro
- Emissão de gases do efeito estufa por queimadas na Amazônia cresce 60%
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.