Prisões

Grupo apontado por roubar combustíveis é alvo de operação na Grande São Luís e Belém

No Maranhão, foram efetuadas prisões em São Luís e São José de Ribamar.

Imirante, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 25/08/2024 às 11h12
Foram cumpridos mandados de busca domiciliar e de prisão nos bairros do Araçagi, Anjo da Guarda e Sol e Mar.
Foram cumpridos mandados de busca domiciliar e de prisão nos bairros do Araçagi, Anjo da Guarda e Sol e Mar. (Foto: Divulgação/Seic)

SÃO LUÍS - Uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas resultou em prisões na Grande São Luís e em Belém (PA) na última sexta-feira (23). Foram cumpridos, pela equipe do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/Seic), mandados de busca domiciliar e de prisão nos bairros do Araçagi, Anjo da Guarda e Sol e Mar.

Durante a “Operação Estrada Livre”, policiais saíram para cumprir quatro mandados de prisão temporárias contra integrantes envolvidos em crimes de roubo de cargas, especialmente em rodovias estaduais e federais, e integração a organização criminosa. No Maranhão, as ordens judiciais foram cumpridas em São Luís e São José de Ribamar.

No Pará, a ordem judicial foi cumprida no Centro de Triagem da Marambaia. Durante o cumprimento dos mandados, as equipes policiais apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados com o intuito de identificar possíveis outros integrantes do esquema criminoso.

Os presos localizados na Grande São Luís foram conduzidos à sede da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) para a formalização dos procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava métodos sofisticados para executar os crimes, incluindo o uso de bloqueadores de sinal, conhecidos como “jammers”, para impedir o rastreamento de cargas roubadas. 

A quadrilha operava de forma articulada, com funções bem definidas entre os integrantes, que iam desde a abordagem violenta dos caminhoneiros até a logística de distribuição do combustível roubado, segundo apuração da Polícia Civil.

As investigações que culminaram na operação tiveram início a partir de vários roubos de cargas de combustíveis e outros produtos, ocorridos em rodovias que cortam o Estado do Maranhão. 

Entre os casos, destaca-se um roubo ocorrido em 24 de março de 2023, em Miranda do Norte, onde a vítima foi feita refém por várias horas enquanto a carga e o veículo eram desviados para um local seguro para os criminosos.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.