SÃO LUÍS - A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Câmara Municipal de São Luís pode ser adiada devido à presença de muitos suplentes no exercício do mandato, resultante de acordos políticos ligados às eleições deste ano. Este cenário pode impactar o funcionamento da Casa e a votação da LDO, uma das mais importantes do semestre.
Na sessão de quarta-feira (3), o vereador Astro de Ogum (PCdoB) insistiu na necessidade de votar a LDO, alertando que a Câmara não deve dar razão ao prefeito Eduardo Braide, que alega que os vereadores "não deixam ele trabalhar". Astro de Ogum insinuou que o presidente da Câmara, Paulo Victor, poderia estar atrasando a votação da LDO em retaliação pelo não pagamento das emendas parlamentares, destacando que "um erro não justifica o outro".
Conforme o Regimento Interno, se a LDO não for votada até 17 de julho, a Câmara não poderá entrar em recesso.
JUSTIFICATIVA DO PRESIDENTE
Paulo Victor explicou que o atraso se deve à incompleta formação da comissão de Orçamento, atualmente composta pelos vereadores Marquinhos, Thyago Freitas e Daniel Oliveira. Ainda faltam dois membros e a definição da presidência da comissão. Os vereadores Octávio Soeiro, Pavão Filho e Ribeiro Neto, todos do PSB, se apresentaram para preencher essas vagas.
A decisão sobre a formação completa da comissão e a abertura de prazo para emendas ficou para segunda-feira, 8 de julho. O tempo será curto para que a comissão analise a LDO, inclua as emendas necessárias e coloque a votação em pauta até o dia 17.
Saiba Mais
- Câmara aprova orçamento de São Luís para 2026 em R$ 6,03 bilhões
- AO VIVO: Câmara de São Luís vota orçamento de 2026 em definitivo; acompanhe
- Orçamento de São Luís será votado amanhã com destaque para emenda do passe livre
- Com passe livre estudantil incluído, Câmara de São Luís aprova Plano Plurianual 2026
- Câmara de São Luís inclui Orçamento e PPA na pauta desta quarta-feira
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.