(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Corregedor nacional do MP determina processo disciplinar contra Zanony Filho

Ângelo Fabiano Farias da Costa, corregedor nacional do Ministério Público, determinou ainda o afastamento do promotor de Justiça por 90 dias e correição na 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Probidade Administrativa.

Ipolitica

Atualizada em 17/04/2024 às 11h46
Presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, foi quem fez a denúncia contra o promotor Zanony Filho
Presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, foi quem fez a denúncia contra o promotor Zanony Filho (Leonardo Mendonça / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - O corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, decidiu na terça-feira, 16, determinar a instauração de processo administrativo disciplinar contra o promotor de Jutiça do Maranhão, Zanony Passos Filho, que será investigado por prática de ilícito penal e por ato de improbidade administrativa.

Este é mais um procedimento que Zanony responderá após ser representado pelo vereador Paulo Victor (PSB) por tentativa de extorsão quando pediu cargos na Câmara Municipal de São Luís em troca de não fazer investigações contra vereadores sobre aplicação de emendas parlamentares.

Além de ser investigado pela Corregedoria Nacional do MP, Zanony fica afastado de suas funções por um prazo de 90 dias para cada acusação que enfrenta. O promotor já está afastado desde janeiro por determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde Passos Filho também responde a processo administrativo.

Para deixar a situação mais delicada para Zanony, o corregedor nacional disse que após concluir as investigações, que um processo seja aberto para que haja a perda do cargo público (expulsão) ou aposentadoria do promotor.

Por fim, o corregedor nacional determinou ainda uma correição extraordinária na 4ª Promotoria da Probidade Administrativa para verificar a regularidade da atuação do promotor nos processos de sua responsabilidade.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.