MUNDO - A brasileira Elaine Vieira, de 60 anos, viveu momentos de apreensão durante o terremoto de magnitude 4,8 que atingiu a região de Nova York, nos Estados Unidos na manhã desta sexta-feira (5).
O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou que o terremoto, com profundidade de 5 quilômetros, teve sua intensidade aumentada devido à baixa profundidade, causando maiores impactos em alguns bairros.
Em seu relato, Elaine descreveu a experiência como aterrorizante, ela também relembrou a agitação das paredes e a sensação de que a casa poderia desabar a qualquer momento.
"Eu estou apavorada. As paredes tremeram, foi uma coisa horrível, eu nunca vi um negócio desse. Eu fiquei segurando no móvel, e fiquei com medo. Aí abri a porta do quintal e fiquei lá fora. A casa tremeu toda. Eu nunca tive uma sensação tão ruim na minha vida", descreveu a brasileira sobre o terremoto.
Residente no Brooklyn, onde os relatos foram mais intensos, Elaine Vieira, originalmente do Rio de Janeiro e com passagem por São Luís, no Maranhão, descreveu o momento como "horrível", destacando o medo que sentiu.
"É uma experiência muito horrível. A sensação que a gente tem é que a casa vai cair em cima da gente. Eu segurei na parede, senti a parede tremular, o chão tremendo", contou a brasileira.
Apesar do susto, Elaine e sua família não sofreram ferimentos, mas seguiram os protocolos de emergência ao se abrigarem no porão da residência. O epicentro do terremoto foi registrado em Nova Jersey, mas foi sentido em várias localidades, incluindo Nova York, Filadélfia e Boston.
Autoridades locais, como o porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, estão monitorando a situação em busca de possíveis impactos decorrentes do tremor. A agência de aviação civil dos EUA já prevê pequenos atrasos em voos com destino a Nova York devido ao evento.
Embora não seja incomum ocorrerem tremores em Nova York, a magnitude do terremoto sentido nesta sexta-feira é considerada rara pela USGS, agência responsável pelo registro de terremotos nos EUA e globalmente.
Saiba Mais
- Terremoto de 7,3 graus atinge o norte do Chile
- Centro de Sismologia Europeu registra tremor de magnitude 4,7 em Cururupu
- Tremor de terra é registrado em Paraibuna, no interior de SP
- Região Norte registra maior tremor de terra da história do Brasil
- Governo brasileiro se solidariza com vítimas do terremoto no Marrocos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.