SUSTO DOS GRANDES

Brasileira relata momentos de pavor durante terremoto em Nova York

Elaine Vieira morou por 19 anos em São Luís, no Maranhão, atualmente reside no Brooklyn, bairro onde teve os relatos mais intensos do terremoto.

Imirante.com, com informações g1 MA

Atualizada em 05/04/2024 às 14h10
Elaine Vieira é carioca, mas chegou a morar por 19 anos em São Luís (MA), antes de se mudar para EUA.
Elaine Vieira é carioca, mas chegou a morar por 19 anos em São Luís (MA), antes de se mudar para EUA. (Foto: Montagem/g1)

MUNDO - A brasileira Elaine Vieira, de 60 anos, viveu momentos de apreensão durante o terremoto de magnitude 4,8 que atingiu a região de Nova York, nos Estados Unidos na manhã desta sexta-feira (5). 

O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou que o terremoto, com profundidade de 5 quilômetros, teve sua intensidade aumentada devido à baixa profundidade, causando maiores impactos em alguns bairros. 

Em seu relato, Elaine descreveu a experiência como aterrorizante, ela também relembrou a agitação das paredes e a sensação de que a casa poderia desabar a qualquer momento.

"Eu estou apavorada. As paredes tremeram, foi uma coisa horrível, eu nunca vi um negócio desse. Eu fiquei segurando no móvel, e fiquei com medo. Aí abri a porta do quintal e fiquei lá fora. A casa tremeu toda. Eu nunca tive uma sensação tão ruim na minha vida", descreveu a brasileira sobre o terremoto.

Residente no Brooklyn, onde os relatos foram mais intensos, Elaine Vieira, originalmente do Rio de Janeiro e com passagem por São Luís, no Maranhão, descreveu o momento como "horrível", destacando o medo que sentiu.

"É uma experiência muito horrível. A sensação que a gente tem é que a casa vai cair em cima da gente. Eu segurei na parede, senti a parede tremular, o chão tremendo", contou a brasileira. 

Apesar do susto, Elaine e sua família não sofreram ferimentos, mas seguiram os protocolos de emergência ao se abrigarem no porão da residência. O epicentro do terremoto foi registrado em Nova Jersey, mas foi sentido em várias localidades, incluindo Nova York, Filadélfia e Boston.

Autoridades locais, como o porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, estão monitorando a situação em busca de possíveis impactos decorrentes do tremor. A agência de aviação civil dos EUA já prevê pequenos atrasos em voos com destino a Nova York devido ao evento.

Embora não seja incomum ocorrerem tremores em Nova York, a magnitude do terremoto sentido nesta sexta-feira é considerada rara pela USGS, agência responsável pelo registro de terremotos nos EUA e globalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.