Novo conselheiro

Assembleia trabalha para encerrar polêmica sobre indicação para o TCE/MA

PEC que altera regras para a escolha de membro efetivo do TCE/MA será analisada em segundo turno na Casa.

Ipolítica

Tribunal de Contas do Estado tem uma vaga em aberta no Pleno
Tribunal de Contas do Estado tem uma vaga em aberta no Pleno (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Está prevista para a próxima quinta-feira (4) a apreciação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o rito de escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

A PEC atualiza a data limite para candidatura – para 70 anos, contra 65 do texto atual – e confirma que a votação para a escolha de membros da Corte deve ser secreta.

Uma segunda proposta, feita por meio de projeto de decreto legislativo, também atualiza outro ponto de controvérsia, dando aos líderes de blocos a possibilidade de indicar candidatos, mesmo que estes não tenham 14 assinaturas de apoio de parlamentares. O texto já recebeu parecer favorável da CCJ e também deve ser votado nesta semana.

Com as alterações, a Assembleia Legislativa cria as condições para derrubar uma liminar concedida pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o processo de escolha do substituto do conselheiro aposentado Washington Oliveira no dia 4 de março.

Leia também: Caso Domingos Paz: Comissão de Ética da Câmara tem novos membros

O favorito para conseguir a indicação do Parlamento é o advogado Flávio Costa, que já conta com o apoio de mais de 30 deputados. 

Pela regra atual, ele seria candidato único, mas, com as alterações, é provável que deputado Carlos Lula (PSB) também apresente uma candidatura, assim como a advogada Luciane Craveiro e o auditor Welliton Resende, da Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão.

Escolha

Inscrito no processo de escolha de novo membro da Corte de Contas, o advogado Flávio Costa conta com o apoio do Palácio dos Leões e de toda a base governista no Legislativo Estadual.

Para se tornar membro, contudo, ele ainda precisará ser sabatinado pela CCJ da Assembleia e em seguida ter o seu nome submetido ao Plenário. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.