(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Secretários têm cerca de 15 dias para deixar cargo e disputar as eleições de 2024

Período para desincompatibilização de cargos públicos deve acontecer até dia 6 de abril, seis meses antes das eleições de 2024.

Ipolítica

Secretário de Saúde de Braide deve deixar o cargo até dia 6 de abril para disputar uma vaga de vereador da capital
Secretário de Saúde de Braide deve deixar o cargo até dia 6 de abril para disputar uma vaga de vereador da capital (Joel Nunes)

SÃO LUÍS - Falta pouco mais de duas semanas para o fim do prazo para desincompatibilização e também de filiação partidária para quem pretende disputar um mandato eletivo em 2024. Até dia 6 de abril, pelo menos dois secretários deverão deixar suas pastas: um no governo do estado e outro na Prefeitura de São Luís.

Vai se desincompatibilizar do cargo a secretária de Estado da Juventude, Tatiane Pereira. Ela, que é filiada ao PSB, vai disputar uma das 31 cadeiras na Câmara Municipal de São Luís.

Já na Prefeitura, o secretário de Saúde, Joel Nunes Jr., deixará o cargo também para concorrer ao mandato de vereador. Ele vai se filiar ao PSD para isto e é visto como prioridade do partido na corrida pelo Legislativo.

Além da desincompatibilização, o prazo também termina no mesmo dia para quem precisa se filiar para disputar o pleito deste ano. Em São Luís, ainda muitos vereadores e partidos estão em negociação para a composição da chapa da disputa proporcional.

O PSDB e o PP são as duas principais legendas procuradas atualmente por candidatos. Estes partidos podem ser, por exemplo, o local de desembarque de parte da chapa de candidatos a vereador do MDB, que deve deixar a sigla após decisão da executiva nacional de aliança com o PSD do prefeito Eduardo Braide.

Reunião

Sobre a reunião, em Brasília, de dirigentes do MDB do Maranhão com  o presidente da legenda, Baleia Rossi, não mudou em relação ao que já havia sido definido na semana passada.

Houve uma tentativa de acordo para deixar  partido neutro nas eleições em São Luís, mas foi negado.

Com isto, ficou já fechado que a chapa de candidatos a vereador deixe o partido. Com isto, o deputado Cléber Verde terá que organizar uma nominata competitiva o suficiente para ter chance de eleger o filho, Cléber Filho, a vereador.

Possível vice

E sobre desincompatibilização, o secretário de Obras do prefeito Eduardo Braide, Davi Col Debella, se for realmente compor a chapa do chefe como candidato a vice, tem mais tempo para ficar no cargo.

Pela legislação, Col Debella, deve deixar a Semosp até quatro meses antes das eleições, ou seja, em 6 de junho, se for concorrer as eleições como candidato a vice-prefeito, deve se desincompatibilizar.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.