Nina Rodrigues

Pacientes denunciam a falta de medicamentos em hospital psiquiátrico de São Luís

Uma das medicações que está em falta para os pacientes é o clonazepam, ansiolítico usado no tratamento de convulsões, transtorno do pânico e transtornos de ansiedade.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Para não ficarem sem o tratamento, alguns pacientes têm tirado dinheiro do próprio bolso para conseguirem comprar as medicações.
Para não ficarem sem o tratamento, alguns pacientes têm tirado dinheiro do próprio bolso para conseguirem comprar as medicações. (reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Pacientes do Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, denunciaram a falta de medicamento usados no tratamento psiquiátrico. De acordo com os pacientes, os remédios estão em falta no hospital desde novembro do ano passado.

Uma das medicações que está em falta para os pacientes é o clonazepam, ansiolítico usado no tratamento de convulsões, transtorno do pânico e transtornos de ansiedade. Quem necessita destes medicamentos para dar seguimento ao procedimento médico, acaba ficando prejudicado.

Além disso, os pacientes relatam que não conseguem fazer a retirada dos medicamentos na farmácia por falta de estoque, mesmo apresentando o laudo médico emitido pelo próprio hospital, que comprova a necessidade das medicações.

A paciente Zuleide Pires, por exemplo, faz tratamento no hospital e recebe medicamentos por ele. Ela conta que há 17 anos faz uso do remédio para dormir e ter uma vida mais sociável.

“Eu só durmo com esse remédio e não tem remédio. Quando nós chegamos na farmácia, eles falam que não tem, que a gente tem que se rebolar, mas rebolar como? Eu não vou roubar. Eu entro em crise, eu me isolo, eu começo a chorar e não quero saber de ninguém”, disse a paciente.

Para não ficarem sem o tratamento, alguns pacientes têm tirado dinheiro do próprio bolso para conseguirem comprar as medicações. Charlene Anchieta, que depende do sistema público de saúde, tem visto a diferença nas contas de casa com a compra dos remédios.

“Tô tirando dinheiro do bolso. Comida tá caro, tudo tá caro e aí pra tirar remédio todo mês pra comprar”, disse Charlene.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.