Imbróglio

Pedido de vista suspende julgamento do caso TCE/MA no Supremo

Ministro do STF, Nunes Marques, pediu vista na apreciação da liminar concedida por Flávio Dino e que determinou a suspensão do processo de escolha de membro do TCE/MA.

Ipolítica

Nunes Marques pediu vista e suspendeu julgamento sobre caso do TCE/MA
Nunes Marques pediu vista e suspendeu julgamento sobre caso do TCE/MA (Divulgação)

SÃO LUÍS - O ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento da liminar concedida pelo ministro Flávio Dino ao partido Solidariedade e que interrompeu o processo de escolha de novo membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) pela Assembleia Legislativa. 

O julgamento foi iniciado na sexta-feira (8) e registrou os votos de Dino e da ministra Cármen Lúcia. Cármen seguiu voto do relator na cautelar pela suspensão da eleição de novo membro do TCE/MA pelo Legislativo Estadual até o julgamento do mérito.

Na quinta-feira (7) Dino já havia pedido para que a matéria fosse incluída na pauta de julgamentos, para a análise de mérito. Trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pelo Solidariedade e que questiona as regras para a escolha de conselheiro de contas do TCE/MA.

No mérito, os ministros do Supremo vão analisar os pontos  da Constituição Estadual do Maranhão que por ocasião podem estar em desconformidade com a Constituição Federal, relativos à idade máxima para a candidatura ao TCE/MA [se 65 anos ou 70 anos de idade] e sobre o tipo de votação [se aberta ou secreta] na Assembleia Legislativa.

PEC

Enquanto o STF debate se as regras atuais valem para a escolha de conselheiro do TCE/MA, a Assembleia Legislativa do Maranhão já discute a atualização de pelo menos duas normas via Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

O texto atualiza a data limite para candidatura – para 70 anos, contra 65 da regra atual –, e confirma que a votação para a escolha de membros da Corte deve ser secreta.

A necessidade de apoio de 14 deputados para lançamento de candidatura deve ser mantida, mas um decreto deve garantir um adendo, permitindo que líderes de blocos também possam indicar candidatos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.