Entrevista

CGU atuará junto ao TCE/MA para fiscalizar a chamada 'Emenda Pix'

Ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho afirmou que manterá diálogo com o TCE/MA para fiscalizar aplicação de recursos da 'Emenda Pix' nos municípios.

Ronaldo Rocha e Carla Lima / Ipolítica

Atualizada em 08/03/2024 às 10h51
Ministro da CGU Vinicius Marques de Carvalho em entrevista ao Bom Dia Mirante
Ministro da CGU Vinicius Marques de Carvalho em entrevista ao Bom Dia Mirante (Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho, afirmou ao Imirante que a CGU  atuará junto aos Tribunais de Contas dos estados para auxiliar na fiscalização da aplicação dos recursos federais oriundos da Transferência Especial de Recurso, a chamada ‘Emenda Pix’, que destinada aos municípios.

A declaração ocorreu em entrevista concedida ao ministro aos veículos do Grupo Mirante, na manhã desta sexta-feira (8). Além da entrevista no Bom Dia Mirante, o ministro também conversou com jornalistas das rádios Mirante AM e Mirante FM e com profissionais do Imirante.

“Importante ressaltar nesse tipo de situação, é que no caso específico dessas emendas de transferências especiais - que tem esse apelido de Emenda Pix -, o Tribunal de Contas da União decidiu que cumpre aos tribunais de contas dos estados fazerem essa fiscalização sobre onde o recurso está sendo empreendido e observar se esse recurso está sendo gasto de maneira adequada. A gente tem aqui uma situação em que o recurso é federal, mas é destinado ao município e o prefeito decide onde ele vai usar, por isso a fiscalização pelos tribunais de contas do estados. O que nós temos que fazer e esse é um dos motivos de estar presente aqui também no estado do Maranhão - eu vou praticamente em todos os estados da federação para ter o mesmo tipo de diálogo -, é trabalhar junto com o Tribunal de Contas do Estado [TCE/MA]”, pontuou.

Leia também: Flávio Dino pede pauta para julgar Adin sobre escolha de membro do TCE/MA

Saúde e Educação

O ministro também falou sobre operações recentes da Polícia Federal em conjunto com a CGU no Maranhão, em que foram apurados desvios de recursos públicos para o combate à Covid.

“Temos um trabalho muito próximo da Polícia Federal aqui [no Maranhão] e em vários estados. Ontem mesmo estávamos no Piauí, e a gente conversou com a PF. Aqui a gente vai conversar também e a ideia é estreitar esse relacionamento. Sabemos muito bem o papel importante dos órgãos de controle de fiscalizar a destinação dos recursos públicos. Aqui no Maranhão tivemos essa questão envolvendo o SUS; a gente tem muita operação em conjunto envolvendo também a área de educação; temos uma série de desvios que têm de ser coibidos que têm de ser investigados”, disse e completou.

Vinicius Marques também citou as fiscalizações a respeito de fraudes no senso escolar, registradas no estado.

“Infelizmente a gente tem muita situação de fraude que têm de ser combatidas, no caso aqui também que já está conhecido -, no senso escolar, é outro exemplo que a gente está trabalhando. Hoje estamos fazendo visita in loco em três municípios aqui do Maranhão para avaliar o que está acontecendo com essa questão do senso escolar e que muitas vezes a prefeitura acaba inflando o número de alunos que estão no ensino de jovens e adultos, ou que estão tempo integral para receber mais recursos. E quando fazem isso, acabam desviando recursos de outras prefeituras que eventualmente precisam mais”, enfatizou. 

O ministro afirmou que tem buscado estreitar cada vez mais a relação entre todos os órgãos de controle e disse que a CGU continuará empenhada em coibir desvios de recursos públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.