economia

Arthur Lira celebra crescimento do PIB em 2023 e destaca papel do Congresso

Presidente da Câmara dos Deputados destaca impulso da agropecuária e aprovação de medidas para o crescimento econômico do país.

Ipolítica

Arthur Lira fez questão de elogiar desempenho econômico do país em 2023.
Arthur Lira fez questão de elogiar desempenho econômico do país em 2023. (Arquivo)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), expressou satisfação com o crescimento positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023. O país registrou um aumento de 2,9% no PIB, impulsionado pelo desempenho recorde do setor agropecuário, que cresceu 15,1% em relação ao ano anterior, alcançando um marco histórico.

Lira destacou que o crescimento econômico foi resultado não apenas do desempenho excepcional da agropecuária, mas também da aprovação de medidas econômicas pelo Congresso Nacional, que criaram um ambiente propício para o desenvolvimento econômico do país.

Em termos monetários, o PIB atingiu a marca de R$ 10,9 trilhões no ano passado, superando os R$ 9,9 trilhões de 2022. Além do setor agropecuário, que registrou desempenho recorde na produção de soja e milho, houve crescimento na indústria (1,6%) e nos serviços (2,4%), impulsionados por atividades financeiras e seguros.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias aumentou 3,1% em relação a 2022, influenciado pela melhoria das condições do mercado de trabalho, com aumento da ocupação, da massa salarial real e da redução da inflação.

O setor de serviços, que representa quase 70% da economia brasileira, registrou crescimento em todas as suas atividades, com destaque para os serviços financeiros, de seguros e de intermediação, que apresentaram uma alta de 6,6%.

As indústrias extrativas também contribuíram positivamente para o crescimento econômico, com um aumento de 8,7% devido ao aumento da extração de petróleo, gás natural e minério de ferro. Setores como eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos também se destacaram, com um crescimento de 6,5%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.