Previsão do tempo

Março começa com chuva em São Luís; 1º dia do mês tem alerta amarelo em todo o Maranhão

Este deve ser o mês mais chuvoso do ano, segundo o Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema.

Imirante.com

Atualizada em 01/03/2024 às 06h35
Volume de chuva passou da média em São Luís em fevereiro. (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)
Volume de chuva passou da média em São Luís em fevereiro. (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - Nuvens muito carregadas continuam crescendo por quase todo o Brasil por causa do ar quente e da grande disponibilidade de umidade que tem sobre o país. No Maranhão, o dia deve ter períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Alguns pontos de São Luís já começaram a sexta-feira com chuvarada.

Há ainda alerta amarelo de chuvas intensas para todos os municípios maranhenses. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta que, em caso de rajadas de vento, o cidadão não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, o Inmet sugere o desligamento de aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Maranhão tem alerta amarelo de chuvas (Foto: Divulgação/Inmet)
Maranhão tem alerta amarelo de chuvas (Foto: Divulgação/Inmet)

O tempo permanece instável na maioria das áreas do Nordeste do Brasil. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que predomina sobre o Nordeste mantém as condições para formação das nuvens carregadas.

Março deve ser o mês mais chuvoso do ano, como já havia adiantado o laboratório de meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O laboratório da Uema, no entanto, não descarta que, apesar de ser historicamente o mês mais chuvoso no Maranhão, março termine com um volume de chuvas abaixo média histórica por conta do fenômeno El Niño, que atinge a região e eleva as temperaturas desde o final de 2023.

Leia também:

Chuvas podem contribuir para o aumento de pragas urbanas, alerta Aprag

São Luís, por exemplo, registrou chuvas abaixo da média histórica em janeiro, quando acumulou apenas 178,3 mm. A média para o mês é de 226,4 mm.

A três dias do fim de fevereiro, publicamos no Imirante que o volume de chuva já havia passado da média em São Luís, de acordo com o Inmet. O volume na capital chegou a 340,6 mm, maior que a média em fevereiro: 308 mm. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.