Em Brasília

Equipes do SESI Maranhão iniciam jornada no Torneio Nacional de Robótica

Tecnologia, inovação e arte transformam a Capital Federal. Equipes de robótica do SESI- MA buscam classificação para Mundial.

Publipost / Fiema

Alunos do SESI iniciam jornada rumo à vaga no Mundial. (Foto: Divulgação / SESI)
Alunos do SESI iniciam jornada rumo à vaga no Mundial. (Foto: Divulgação / SESI)

SÃO LUÍS – Setenta e dois alunos e 13 técnicos de robótica das Escolas SESI do Maranhão estão em Brasília, onde participam até sábado (2) do Torneio Nacional SESI de Robótica. A competição reúne mais de 2 mil estudantes de todo o Brasil como parte da programação do Festival SESI de Educação.

Esta quarta (28) o dia foi de “pintar o sete” e arrumar os pits e os estandes para as 10 equipes maranhenses que nesta quinta iniciam uma emocionante disputa com mais de 255 equipes de todo país em quatro grandes competições que integram a temporada 2024 do Torneio Nacional SESI de Robótica. São elas: a FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), a F1 in Schools e a estreia do Maranhão na FIRST® Robotics Competition (FRC).

Na temporada 2024, a FIRST® LEGO® League (FLL) trabalha com a temática da arte. As 5 equipes do SESI Maranhão que disputam nessa modalidade terão que provar diante de uma banca de juízes que os robôs que programaram são capazes de executar bem a sua missão e apresentar alternativas inovadoras para conceituar o tema da temporada durante as diversas apresentações aos juízes.

FÓRMULA 1 e FTC - Na modalidade F1 in Schools, os competidores das escuderias Graffeno, do SESI Imperatriz, Pugnator e Spartacus, do SESI São Luís, são as que competem no Nacional, em Brasília, e buscam vagas para o Mundial. Já as equipes Everest e Falcons vão representar o Maranhão, pela segunda vez, na modalidade First Tech Challenge (FTC).

O clima no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, nesse primeiro dia foi de muita animação e ansiedade. “Durante seis meses tivemos a oportunidade de enfrentar desafios, conhecer pessoas novas, aplicar projetos lindos e com tudo isso, ganhamos muito conhecimento. Nossa expectativa para esse Nacional é altíssima! Estamos muito felizes e animadas de estarmos fazendo parte de tudo isso. Com certeza serão dias incríveis e almejamos o melhor!”, destacou a aluna Vanessa Souza, da Falcons, a única do Maranhão formada exclusivamente por meninas.

“A equipe 100% feminina veio naturalmente. Elas são boas então quase que, por acaso, a equipe ficou só com meninas. O nosso robô se chama Robusta e a ideia de robustez vai além de uma aparência forte. Significa resiliência e inteligência para superar adversidades, assim como a Falcons, e agora sendo formada só por meninas”, ressaltou o professor e técnico, Diego Dantas. Vale acrescentar que o toque feminino da equipe vai desde as cores do stand ao robô que é mais um a vestir a camisa da equipe!

Presidente da CNI, Ricardo Alban, abriu oficialmente Torneio Nacional de Robótica do SESI. (Foto: Divulgação / SESI)
Presidente da CNI, Ricardo Alban, abriu oficialmente Torneio Nacional de Robótica do SESI. (Foto: Divulgação / SESI)

FRC - Aluna da Escola do SESI, em São Luís, Aline Costa, da equipe Colossus, que compete na FRC, fala dos preparativos para o Nacional de robótica e da estreia na temporada. “Nós somos a primeira equipe de FRC do Maranhão. Treinamos muito para chegar até aqui e a possibilidade de participar do Nacional, representando nosso estado. É gratificante e uma honra para mim e para meus colegas”.

O professor e técnico da FRC, do SESI São Luís, Luís Eugênio, ressalta que a expectativa é muito grande. “Vivemos uma mistura de nervosismo e expectativa. Treinamos muito e estamos em busca de experiências, competindo nacionalmente. Temos a convicção que estrearemos com o pé direito!”, ressaltou o professor.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, ressaltou o papel do SESI em ser o exemplo de educação para o país. “Vocês têm a responsabilidade de levar esse entusiasmo e esse desafio para todos os colegas de vocês, inclusive nas escolas públicas, para que nós possamos espalhar, incentivar e cobrar que o governo possa fazer o mesmo, dessa forma tão lúdica, inovadora e estimulante de fazer educação com ciência, inovação e tecnologia”, defendeu Alban.

O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, chamou atenção para o aumento na participação de equipes de escolas públicas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) no torneio nacional, que neste ano chegaram a 35.  “A nossa preocupação sempre é colocar essa experiência, que os alunos do SESI têm, para toda a escola pública brasileira. Nós queremos transformar a educação no país e é isso que nós estamos fazendo”, destaca Lucchesi.

Vale ressaltar que além da equipe do SESI Maranhão, o Torneio Nacional conta ainda com as equipes de FLL do estado: Ecoje Sal, Tuntum, Teck Titans, Snake Robots, Umibots e Fox Fire, que estreiam na competição e são apadrinhadas pelo SESI-MA, por meio do “Projeto Prototipando Sonhos”, uma iniciativa de democratização da robótica do SESI-MA, que foi trabalhado com escolas públicas municipais.

"É uma sensação muito gratificante. O que estamos vivendo aqui é fruto de nossas conquistas, pois batalhamos muito para isso. Minha expectativa é bater nossa pontuação máxima, mostrando todo nosso potencial”, destaca o aluno Luís Fernando Mesquita, da equipe Ecoje Sal, de Santo Antônio dos Lopes - MA.

“A cada ano o SESI Maranhão vem trabalhando e crescendo, apresentando resultados em cada temporada e ainda desenvolvendo projetos inovadores como o Prototipando Sonhos. Nossas equipes estão mais maduras e a expectativa é grande para conquistar vagas no Mundial em mais de uma categoria”, destacou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, que incentiva e valoriza o empenho e a dedicação de todas as equipes do Maranhão.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.