No Maranhão

Governo disponibiliza plataforma para professores consultarem precatórios no MA

Estado receberá R$ 475 milhões, 60% dos quais serão repartidos entre profissionais de educação.

Ipolítica

Atualizada em 28/02/2024 às 16h05
Parte dos precatórios será repartida com professores
Parte dos precatórios será repartida com professores (Depositphotos)

SÃO LUÍS - O secretário de Estado da Educação, vice-governador Felipe Camarão (PT), anunciou nesta quarta-feira (28), que o Governo do Maranhão disponibilizará uma plataforma para que ´professores consultem valores a receber de precatórios do Fundef.

Segundo ele, o sistema estará online a partir de quinta-feira (29). “Informo que a partir de amanha, dia 29/2/24 estará disponível o sistema / plataforma de consulta dos profissionais da educação sobre o precatório do FUNDEF da rede estadual do Maranhão”, destacou o petista, nas redes sociais.

O Maranhão receberá R$ 475 milhões da União após acordo entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Desse total, 60% devem ser obrigatoriamente rateados entre os profissionais de educação.

O impasse sobre os valores durava mais de 20 anos e era relativo a repasses a menor feitos pela União ao Estado referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Leia mais: Prefeitura de SL lança plataforma para consulta de precatórios do Fundef

O acordo foi celebrado durante reunião em Brasília que contou com a participação do ministro de Estado da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; do secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Margonary Marcos Vieira, representando o ministro Alexandre Padilha, titular da pasta; do ministro da Educação, Camilo Santana; além do governador do Maranhão, Carlos Brandão; e do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.