Sessão de Julgamento

Flávio Dino estreia esta semana no STF

Flávio Dino participará nesta semana de sua primeira sessão no Pleno do STF na quarta-feira, quando o tribunal julgará ações que discutem as chamadas "sobras eleitorais".

Ipolítica, com informações do g1

Flávio Dino tomou posse no STF na última quarta-feira
Flávio Dino tomou posse no STF na última quarta-feira (Antonio Augusto/SCO/STF)

BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, fará a sua estreia na Corte nesta semana, quando acontece sessão plenária de julgamento. Dino foi empossado no cargo de ministro na semana passada, durante solenidade oficial. Ele renunciou mandato no Senado da República e retornou ao Poder Judiciário.

Na terça-feira (27) Dino já deve iniciar o julgamento de ações na 1ª Turma do Supremo. Já na quarta-feira ele participará da primeira sessão plenária desta semana, ocasião em que o tribunal apreciará ações que discutem a divisão das chamadas "sobras eleitorais". Na ocasião o tribunal vai decidir se são válidos os critérios criados pelo Congresso Nacional para o acesso às vagas de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores que sobraram na divisão dos espaços entre os partidos nas Casas Legislativas.

A mudança ocorreu durante a reforma eleitoral, e que foi amplamente debatida por deputados e senadores. 

O Supremo também fará a conclusão do julgamento sobre a necessidade de justificar a demissão de empregados públicos, com a fixação de uma espécie de guia a ser aplicado nas instâncias inferiores da Justiça.

Além disso, os ministros devem se debruçar sobre a pauta ambiental e sobre recursos que tratam da chamada "revisão da vida toda" no INSS. Constam também na previsão de julgamentos ações que tratam do poder de investigação do Ministério Público.

Sobras eleitorais
O processo que discute a validade da distribuição das chamadas sobras eleitorais - as vagas não preenchidas na eleição para o Poder Legislativo - deve ter uma definição na sessão de quarta-feira, caso nenhum ministro decida pedir vistas do processo. 

Estão em discussão as mudanças na lei eleitoral feitas em 2021. Partidos que questionaram a norma consideram que ela afeta o direito de legendas e candidatos de serem contemplados com os cargos.

Até o momento, já foram apresentados cinco votos. Três ministros consideram que as regras que restringiram a participação das legendas nesta divisão são inconstitucionais, mas divergem quanto ao momento de aplicação da decisão. Dois ministros votaram por validar as normas aprovadas pelo Congresso.

A discussão envolve as eleições proporcionais no Brasil, realizadas para os cargos de vereador, deputado federal, estadual e distrital pelo país.

E, a depender da definição de quando ela será aplicada, pode ter efeitos nos resultados eleitorais de 2022, afetando a divisão de espaços na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas dos estados e Câmara Distrital.

Pelos cálculos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 7 deputados federais podem perder os cargos, se a aplicação recair sobre a eleição da Câmara dos Deputados em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.