Parceria

Câmara faz parceria com TJMA e inaugura Centro para a resolução de conflitos

Câmara Municipal e Tribunal de Justiça vão iniciar na próxima segunda-feira as atividades do 1º Centro de Mediação e Conciliação de Políticas Públicas de São Luís.

Ipolítica, com informações da Câmara

Atualizada em 24/02/2024 às 09h52
Câmara Municipal de São Luís anunciou parceria nesta sexta-feira (23)
Câmara Municipal de São Luís anunciou parceria nesta sexta-feira (23) (Reprodução)

SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inauguram na segunda-feira (26) o 1º Centro de Mediação e Conciliação de Políticas Públicas de São Luís, que ficará situado na Rua da Estrela, n.º 257, Centro, endereço do Legislativo Municipal.

Pelo serviço o cidadão poderá negociar e resolver por meio do diálogo, situações como divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, dissolução de união estável, débitos que envolvem pequenas empresas, dentre outros problemas, bastante comuns no dia a dia.

A unidade vai oferecer à população ludovicense a oportunidade de buscar acordos e soluções negociadas, evitando a judicialização de conflitos, que gera custos e desgastes para os envolvidos. O objetivo da iniciativa é proporcionar um ambiente neutro, seguro e especializado para a resolução de conflitos que envolvam políticas públicas.

Leia também: Gilmar Mendes defende instalação de câmeras em uniformes policiais

O posto do TJMA que vai funcionar na Câmara da capital maranhense será voltado ao tratamento adequado de conflitos, nas fases pré-processual (sem ação judicial) e processual (com ação judicial), assegurando à sociedade a conciliação e a mediação de conflitos de forma acessível, eficaz e efetiva.

O Centro será vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

Agendamento

Qualquer pessoa pode procurar a unidade, portando documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço, e apresentar sua queixa ou demanda. Os interessados também podem fazer um agendamento pelo WhatsApp do Nupemec (98 3198-4558) ou preencher um formulário eletrônico: https://sistemas.tjma.jus.br/conciliacao-online/#/inicio/. As audiências acontecerão de forma presencial ou por videoconferência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.