Turismo

Maranhão negocia com quatro aéreas por mais voos para o estado

Objetivo é destacar o estado como destino turístico em ascensão.

Ipolítica

Atualizada em 20/01/2024 às 09h36
Governo quer aprimorar a conectividade aérea do estado
Governo quer aprimorar a conectividade aérea do estado (Foto: Reprodução / Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) promoveu  na última semana uma série de encontros em São Paulo com representantes de quatro relevantes companhias aéreas atuantes no Brasil. A iniciativa, liderada pela titular da pasta, Socorro Araújo, e pelo secretário adjunto, Ruan Tavares, teve como propósito destacar o Maranhão como um destino turístico em ascensão, visando aprimorar a conectividade aérea do estado.

"Surgimos com a missão de fortalecer os laços entre o Maranhão e o mercado. Nosso setor turístico é robusto, com potencial para atrair mais voos regionais, nacionais e internacionais, estabelecendo conexões com outros destinos estratégicos para nós", destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

As atividades institucionais tiveram início na segunda-feira (15), com uma cortesia à Copa Airlines, uma das principais companhias aéreas internacionais em operação no país. A empresa conecta 6 cidades brasileiras a todas as Américas em 76 voos semanais, através de seu Hub na cidade do Panamá, com planos substanciais de crescimento para os próximos anos.

Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da Copa Airlines, avaliou a aproximação institucional: "Através de parcerias com companhias aéreas nacionais e dessa aproximação com a Secretaria de Turismo do Maranhão, temos a oportunidade de iniciar um trabalho conjunto para promover o destino nos principais mercados emissores e, com o aumento dessa demanda, avaliar a possibilidade de uma operação direta para São Luís".

Na terça-feira (16), a reunião ocorreu com representantes da GOL Linhas Aéreas, que já opera no território maranhense. Durante o encontro, foram discutidos os polos turísticos Lençóis e Delta, Chapada das Mesas e São Luís, além da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e dos recentes investimentos do Governo do Estado para impulsionar o turismo com a abertura de novas rotas.

"Este encontro reflete o compromisso da GOL com o Maranhão, um dos estados mais belos do Nordeste. A Companhia continua investindo em sua capilaridade, no desenvolvimento do turismo e da cultura brasileira," afirmou Marcos Tognato, especialista em Relações Governamentais da GOL.

A agenda de terça-feira também incluiu a visita à sede da LATAM Airlines Brasil. A reunião presencial, após diversas reuniões virtuais, resultou no anúncio de cerca de 30 voos extras com parada final nos aeroportos de São Luís e Imperatriz durante o Carnaval 2024, representando um aumento de 59% em relação ao período carnavalesco de 2022.

A diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra, destacou os motivos do incremento: "Este ano, aumentamos os investimentos em voos extras no Maranhão devido à retomada crescente do turismo na região, que atrai visitantes brasileiros e estrangeiros. O feriado prolongado é uma oportunidade para explorar as belas paisagens e festividades do estado".

A visita à Azul Linhas Aéreas encerrou as negociações na quarta-feira (17). A empresa, que opera aeronaves de menor porte, reconheceu a importância do Maranhão como destino turístico crucial para sua malha. Leticia Schmitz, gerente de Relações Institucionais da Azul, comentou: "Foi um prazer receber a secretária em nossa sede e discutir como podemos melhorar ainda mais a nossa conectividade para os maranhenses".

Para Ruan Tavares, a agenda foi oportuna, especialmente diante do crescimento do turismo no Maranhão. "Estamos convencidos de que nosso trabalho terá impactos a curto, médio e longo prazos. Antecipamo-nos nas negociações com as companhias aéreas e estamos atentos a todas as questões relacionadas ao setor," avaliou o secretário adjunto de Turismo do estado.

Ao término de cada reunião, os representantes do Maranhão entregaram "souvenirs", lembranças que remetem à cultura e folclore local, produzidas por internos do sistema prisional maranhense buscando reintegração à sociedade por meio do trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.