Turismo no MA

20 anos de Rota das Emoções: conheça cidade do Maranhão que engloba dois atrativos do roteiro

Em Tutóia, município situado entre dunas e as ilhas do terceiro maior delta do mundo, é possível visitar os Pequenos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.

Na Mira

Pequenos Lençóis Maranhenses são um dos atrativos naturais de Tutóia. (Foto: Samuel Teixs/Oiti Beach)
Pequenos Lençóis Maranhenses são um dos atrativos naturais de Tutóia. (Foto: Samuel Teixs/Oiti Beach)

MARANHÃO - A Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que conecta os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, completou 20 anos de criação. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional e o ecoturismo, o itinerário conecta 14 municípios, entre eles Tutóia, que permite ao viajante conhecer dois ecossistemas distintos sem precisar mudar de cidade: os Pequenos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.

Tutóia ocupa a zona de transição onde o campo de dunas encontra o arquipélago fluvial. Essa característica a posiciona como a porta de entrada para os Pequenos Lençóis Maranhenses, um ecossistema de dunas e lagoas sazonais que se diferencia do Parque Nacional pela presença de extensos coqueirais e pela proximidade direta com a linha da praia, e também como cidade-base para conhecer o Delta do Parnaíba.

A cidade abriga uma extensão significativa do Delta. Embora a denominação possa remeter ao estado vizinho, onde fica a cidade de Parnaíba (PI), a maior parte do território das mais de 70 ilhas que compõem o arquipélago pertence ao Maranhão, especificamente aos municípios de Tutóia e Araioses.

Tutóia é destino imperdível na Rota das Emoções. (Foto: Samuel Teixs)
Tutóia é destino imperdível na Rota das Emoções. (Foto: Samuel Teixs)

“O trecho das ilhas do Delta que ficam em Tutóia é caracterizado por uma preservação mais densa e menor fluxo de embarcações, o que favorece uma observação mais imersiva da fauna, como a revoada dos guarás, e o acesso a ilhas desertas e manguezais”, ressalta Cláudia Costa, gerente de um Resort em Tutóia.

Ainda segundo ela, a consolidação da Rota das Emoções contribuiu para que a cidade deixasse de ser apenas um ponto de passagem para se tornar um destino de permanência com um público mais exigente. “O perfil atual de turista que Tutóia recebe busca o equilíbrio entre a rusticidade da natureza preservada e uma hotelaria de alto padrão”, completa Costa.

Diversidade natural

Situada a 325 km de São Luís e a cerca de 120 km de Parnaíba (PI), a localização estratégica de Tutóia possibilita o contato com dunas, praias, manguezais e lagoas permanentes. Da zona urbana do município saem passeios pelos Pequenos Lençóis Tutoienses, que passa pela Vila do Arpoador, Praia do Amor e encerra no Mirante do Maceió, e pelo Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.