Partidos governistas já indicam nomes para vice de Duarte
PT, PV, PCdoB, PP e PSDB já debatem possíveis nomes para ser candidato a vice-prefeito na futura candidatura do socialista na disputa pela Prefeitura de São Luís.
SÃO LUÍS - Os partidos da base do governador Carlos Brandão (PSB) já começaram a ensaiar nomes para compor a chapa do PSB para a disputa eleitoral em São Luís. PT, PV, PCdoB, PP e PSDB tem propostas para serem levadas à mesa de negociação do grupo palaciano. O MDB também vai entrar no debate.
Desde que Brandão decidiu que vai apoiar a candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB) que os aliados começaram a organizar suas estratégias. O primeiro debate é sobre a vaga de vice na futura chapa de Duarte Júnior.
Inicialmente, estava fechado o acordo de dá a vaga para o PT e repetir a chapa do Maranhão nas eleições de 2022. No entanto, com a posição do governador ficou para ele definir junto com o grupo o melhor nome.
Diante disto, o PT trabalha com duas possibilidades: indicar a Cricielle Muniz ou colocar em seus quadros de novo o secretário de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré. A discussão ainda está embrionária no partido.
O PCdoB, comandado pelo deputado Márcio Jerry, tem a opção de Flávia Alves, superintendente do Ibama e irmã do deputado Othelino Neto (PCdoB). Já o PV quer apresentar Isabelle Passinho, que disputou o mandato de deputada estadual pelo PSB.
Os três partidos, antes de apresentar suas indicações ao grupo, precisarão chegar a um consenso já que fazem parte de uma federação.
Quem também tem uma possibilidade de indicação é o PP, do ministro dos Esportes, André Fufuca. Da legenda um nome lembrado é da secretária Helena Duailibe.
Por fim, o PSDB também quer indicar o vice e o nome proposto é do secretário estadual de Meio Ambiente, Pedro Chagas.
Além destes nomes, ainda será apresentado o nome do indicado do MDB. O partido saiu da gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) para entrar no debate do companheiro de chapa de Duarte.
Vice para reeleição
Não é somente o grupo governista que se movimenta para forma a chapa para disputar as eleições de 2024 em São Luís.
O prefeito Eduardo Braide tem dado sinais de que escolherá entre seus auxiliares de primeiro escalão o seu companheiro de chapa.
Os nomes mais cogitados são de Davi Col Debella (Semosp) e Diego Rodrigues da SMTT.
Motivo
E o motivo para ser um secretário é que Braide quer um nome de sua extrema confiança para ser seu vice já que em abril de 2026 ele deverá renunciar ao mandato para disputar o governo do Maranhão.
É por isso que o prefeito tem dito aos que o procuram para formar aliança que seu vice quem escolherá ser ele.
Não entra na negociação para alianças esta vaga de candidato a vice. Eduardo Braide já negou o espaço para o governador Carlos Brandão e também para o deputado Othelino Neto.
Saiba Mais
- Brigas de Bolsonaro e Valdemar "sobram" para deputados do MA
- Marquinhos tentou ser presidente e acabou acelerando apoios a Paulo Victor
- Base governista tem mais de 150 prefeitos eleitos em 2024
- PGR denuncia dois deputados federais do MA por desvio de emendas parlamentares
- Ivo Rezende renuncia à candidatura a prefeito de São Mateus
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.