Justiça

Lula anuncia Lewandowski para o lugar de Flávio Dino na Justiça

Lewandowiski assumirá função no início do mês de fevereiro com a prerrogativa de montar a sua própria equipe de trabalho na pasta.

Ipolítica

Lula anunciou Lewandowski para o comando da pasta de Justiça
Lula anunciou Lewandowski para o comando da pasta de Justiça (Reprodução)

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou no fim da manhã desta quinta-feira (11) o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Lewandowski assume o lugar de Flávio Dino (PSB) - ex-governador do Maranhão -, que a partir de fevereiro assume vaga de ministro do STF. 

"Eu só vou fazer o decreto da oficialização dele, a pedido dele, por conta de coisas particulares que ele tem que fazer, no dia 19. Acertamos que ele toma posse no dia 1º de fevereiro. Até lá, o companheiro Flávio Dino, que só vai tomar posse em 22 de fevereiro, ficará cumprindo a função da forma magistral que ele cumpriu até agora", disse Lula.

Lula afirmou que Lewandowski foi "um extraordinário ministro da Suprema Corte". Ele disse que havia recebido a resposta positiva ao convite formalizado na quarta-feira. 

"Eu acho que ganha o Ministério da Justiça, ganha a Suprema Corte e ganha o povo brasileiro com essa dupla que está aqui do meu lado, cada um na sua função", pontuou.

O petista também afirmou que dará autonomia para que o novo indicado monte a própria equipe na Justiça.

"Normalmente, eu tenho por hábito cultural não indicar ninguém em nenhum ministério. Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. Se eu fosse técnico de futebol, não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, fosse escalar o meu time. Se eu perder, me tirem, se eu ganhar, eu continuo", pontuou.

Flávio Dino fica até o fim do mês na pasta. Depois disso vai assumir a função de senador da República.

A sua posse no STF está marcada para o dia 22 de fevereiro. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.