São Luís

Laudo aponta 21 pontos próprios para banho na Grande Ilha de São Luís

O laudo sobre as praias foi divulgado nesta semana pela Sema; veja os outros 21 pontos que estão liberados na Grande São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 30/12/2023 às 16h02
Trecho ao lado do Espigão, em São Luís, não é recomendado para banho. (Foto: Arquivo/Imirante.com)
Trecho ao lado do Espigão, em São Luís, não é recomendado para banho. (Foto: Arquivo/Imirante.com)

SÃO LUÍS - Um bom banho de mar para muitos é importante para limpar e purificar as energias durante a virada do ano. E, claro, também promove relaxamento e bem-estar. Porém, quem for pegar uma praia no Réveillon ou mesmo neste penúltimo dia de 2023 precisa ficar atento às condições da água, que pode estar ou não própria para o banho. 

De  acordo com o laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), divulgado na quarta-feira (27), quase todos os trechos da orla de São Luís estão próprios para o banho. 

São listados no laudo 22 pontos de praias de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Apenas na praia da Ponta d'Areia, ao lado do Espigão, o banho não é recomendado, de acordo com o relatório.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 27 de novembro a 27 de dezembro de 2023.

“A ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares. Portanto, na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação nas 24h que as sucederem”, aponta o documento da Sema.

Veja o laudo completo:
 

(Arte: Divulgação/Sema)
(Arte: Divulgação/Sema)

Prevenção a afogamentos

Com as praias recebendo um grande fluxo de turistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensifica seus esforços para prevenir afogamentos. Saiba como garantir um começo de ano seguro:

  • Moderação no consumo de álcool - indivíduo alcoolizado costuma estar bem presente nas nossas ocorrências de afogamento e mais exposto a qualquer incidente. 
  • Permanecer em uma profundidade segura - a água na altura do umbigo é sinal de perigo e quanto maior a profundidade, maior é a dificuldade de retornar à faixa de areia. 
  • Cuide das crianças - elas devem estar na distância de, no máximo, um braço entre os pais ou responsáveis.

 

App Praia Segura

O aplicativo Praia Segura SLZ traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias, além de dados sobre a tábua de maré e balneabilidade. Com vídeos educativos, o aplicativo também permite que usuários peçam ajuda e acionem, via WhatsApp, os guarda-vidas ou o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A ferramenta foi desenvolvida para orientar e informar banhistas, prevenindo acidentes fatais.

Como solicitar auxílio

Se houver algum acidente nas praias e balneários, as pessoas podem solicitar assistência no posto do Batalhão de Bombeiros Marítimo mais próximo, além de acionar os canais telefônicos de emergência, como o 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.