Feminicídio

Preso homem acusado de matar a ex-mulher no bairro Sá Viana, em São Luís

Ana Núbia Santos Coelho foi assassinada na sexta-feira (29), por não aceitar o fim do relacionamento com Daniel Silva.

Imirante.com

Atualizada em 30/12/2023 às 20h08
Daniel Silva, acusado de matar a ex-mulher, foi preso neste sábado (30).
Daniel Silva, acusado de matar a ex-mulher, foi preso neste sábado (30). (Divulgação)

SÃO LUÍS - O homem acusado de matar a ex-mulher na noite de sexta-feira (29), no bairro Sá Viana, em São Luís, foi preso na tarde deste sábado (30), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. De acordo com informações da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Daniel Silva, de 39 anos, atirou quatro vezes contra Ana Núbia Santos Coelho e fugiu do local após o feminicídio.

A delegada Wanda Moura, titular do Departamento de Feminicídio da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), informou que Daniel Silva e Ana Núbia Santos se relacionaram por cerca de 24 anos e tiveram três filhos, sendo que um deles é autista. Há aproximadamente um mês, Ana Núbia pediu a separação por causa do comportamento agressivo do companheiro.

Inconformado com o fim do relacionamento, Daniel Silva teve uma discussão com Ana Núbia na noite de sexta-feira (29) e atirou contra a ex-esposa, que chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após o assassinato de Ana Núbia, a SHPP representou pela prisão preventiva de Daniel, que foi determinada pelo Poder Judiciário e cumprida neste sábado.

"Há 15 dias, aproximadamente, o autor comprou uma arma de fogo e, na noite de ontem, ao chegar em casa alcoolizado, teve uma discussão com a vítima e, na sequência, efetuou os disparos de arma de fogo contra a ex-companheira ceifando a vida dela. Também estavam no local os filhos da vítima, mas em outro ambiente da casa, de forma que não presenciaram o crime. É importante destacar que, em todos os casos de violência contra a mulher, esta mulher procure o mais rápido possível a delegacia mais próxima, registre boletim de ocorrência e peça medida protetiva de urgência. Dessa forma a gente consegue romper o ciclo da violência e salvar vidas de mulheres. Infelizmente essa última vítima, assim como quase todas as mulheres que foram vítimas de feminicídio, não tinha pedido medida protetiva de urgência nem registrado o boletim de ocorrência”, explica a delegada Wanda Moura.

Feminicídio no Residencial Piancó

Esse é o segundo feminicídio registrado em São Luís nos últimos quatro dias. Na última quarta-feira (27), uma mulher, identificada como Adriana Sousa Silva, de 41 anos, foi morta a golpes de facão, sendo o companheiro, Claudson da Cruz Silva, de 40 anos, o principal suspeito. O crime aconteceu dentro do apartamento onde viviam no Residencial Piancó, no bairro Vila Embratel, em São Luís. Adriana Sousa foi morta na presença das duas filhas do casal.

Segunda a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), as duas filhas do casal presenciaram o início das agressões, chamaram os policiais que só chegaram após o crime. As investigações apontam que a briga começou após o suspeito pedir dinheiro para comprar drogas.

Ao chegar no local, os PMs encontraram Claudson no apartamento. Ele chegou a reagir a prisão e foi baleado com três tiros. O suspeito foi levado para o hospital onde foi socorrido.

"Ele partiu para cima da guarnição que teve que efetuar três disparos, sendo dois que atingiram a perna e a altura do estômago. Ele cometeu o feminicídio com esse facão e com esse mesmo objeto, ele tentou contra a vida dos policiais", explicou o Tenente-Coronel Diógenes, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar.

A morte de Adriana Sousa Silva foi confirmada pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) às 7h, cerca de três horas após o crime. O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para fazer perícias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.