Retrospectiva 2023

Flávio Dino no STF, reajuste do ICMS no MA: como foi o mês de novembro da política

Ministro maranhense no STF e nova lei de ICMS no Maranhão.

Ipolítica

Flávio Dino foi indicado ao STF.
Flávio Dino foi indicado ao STF. (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

No primeiro dia de novembro já aconteceu sob protestos na Assembleia Legislativa do Maranhão a aprovação do reajuste de 11% para os servidores estaduais. O projeto de lei de autoria do Poder Executivo que concede reajuste de 11% aos servidores públicos do Estado. Pelo texto original, agora aprovado, o aumento será escalonado, em quatro parcelas, até julho de 2026:

- 2,5% a partir do dia 1° de janeiro de 2024;
- 2,5% a partir do dia 1° de julho de 2024;
- 2,5% a partir do dia 1° de julho de 2025;
- 3,5% a partir do dia 1° de julho de 2026.

Relembre aqui

No dia 17 de novembro a Justiça do Maranhão, em decisão proferida ordenou a suspensão imediata de um contrato de manutenção e conservação de vias urbanas da Prefeitura de São Luís, avaliado em mais de R$ 425.319.071,37 (quatrocentos e vinte e cinco milhões, trezentos e dezenove mil, setenta e um reais e trinta e sete centavos). O contrato foi formado por meio do Pregão Eletrônico nº 141/2023 e suspenso, segundo a decisão judicial, “diante das ilegalidades em seu processo e da ausência de justificativa para a sua realização”.

Relembre aqui

O Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 52 votos a favor e 18 contrários, o mesmo placar nos dois turnos. Eram necessários 49 votos para aprovação da PEC. O texto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. A proposta, desde o início, dividiu os senadores. Alguns defendem que o projeto invade as competências da Suprema Corte. 

Relembre aqui 

A Lei nº 12.120, aprovada na terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa, que, dentre outras coisas, altera a Lei nº 7.799, de 19 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o Sistema Tributário do Estado do Maranhão foi sancionada. Na prática, o novo dispositivo aumenta de 20% para 22% a alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo o Estado. O ato foi assinado pelo executivo estadual no mesmo dia da aprovação da matéria, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Relembre aqui 

No fim do mês foi agitado, Flávio Dino acabou sendo indicado pelo presidente Lula ao STF no dia 27 de novembro. Dino assume a vaga de Rosa Weber, que se aposentou no fim de setembro. Ex-governador do Maranhão, ocupa desde janeiro o cargo de ministro de Justiça e Segurança Pública e tem acumulado desgaste na pasta. Com a indicação, ele se tornou o sexto maranhense a alcançar a mais elevada função da magistratura no país no período da República. 

Relembre aqui

A Câmara Municipal de São Luís leu e acolheu o requerimento apresentado pelo vereador Beto Castro (PMB) e que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos emergenciais firmados entre a Prefeitura da capital e empreiteiras, na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD). O requerimento, subscrito agora por 21 parlamentares [e não apenas Castro], será submetido agora a análise da Procuradoria da Casa, para a emissão de parecer. 

Relembre aqui


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.