Retrospectiva

Indicação de Zanin ao STF, Bolsonaro inelegível, eleição da Mesa Diretora na Assembleia: o mês de junho na política

Lula indicou seu advogado, o ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível.

Ipolítica

Lula indicou seu advogado, o ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível.
Lula indicou seu advogado, o ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível. (Valter Campanato / Agência Brasil)

No primeiro dia do mês, o presidente Lula indicou seu advogado Cristiano Zanin ao STF. “Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte do país”, disse Lula em conversa com a imprensa no Palácio Itamaraty, após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. “Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin”, acrescentou Lula.

Relembre aqui

Três deputados do Maranhão, membros do Partido Liberal (PL)  foram punidos pela direção da sigla por haver votado a favor da aprovação da Medida Provisória (MP) da reestruturação ministerial. Estão na mira, os quatro liberais do Maranhão: pastor Gil, Junior Lourenço, Josimar Maranhãozinho e Detinha.

Relembre aqui 

A Assembleia Legislativa do Maranhão a chapa ‘É tempo de unidade’, única inscrita no processo eleitoral de composição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi eleita por unanimidade na manhã desta sexta-feira (16).

O pleito da nova Mesa Diretora consolidou 10 nomes que vão ficar à frente do Parlamento no biênio 2025/2026.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB) foi reeleita para o comando do legislativo estadual. Ela recebeu manifestações de apoio dos colegas e agradeceu o gesto.

“Voto com muito amor no meu coração e gratidão a todos os 42 deputados, na chapa 'É tempo de unidade'”, declarou, Iracema.

Relembre aqui

Em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), nesta quinta-feira (22) que reúne os titulares das pastas dos 26 estados e do Distrito Federal as secretarias decidiram unificar em 17% a alíquota de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) para as gigantes asiáticas de comércio eletrônico.Na decisão, as secretarias decidiram pelos 17% aplicáveis sobre operações de importações realizadas por remessas postais ou expressas, como as feitas por sites de venda on-line asiáticos como Shein e Shopee.

Relembre aqui 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou e tornou inelegível por um período de 8 anos, no dia 30 de junho o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O placar foi de 5x2 pela condenação. Com o resultado da votação do TSE, Bolsonaro fica impedido de disputar eleições pelos próximos 8 anos. 

Relembre aqui 



 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.