(Divulgação)

COLUNA

Ana Emília Rios
Ana Emília Rios é nutricionista clínica com foco em qualidade de vida e bem estar.
Saúde

Restrições alimentares e leites vegetais

Os leites vegetais são opções de leite sem lactose.

Ana Emília Rios/ Nutricionista

- Atualizada em 15/01/2024 às 15h03
Algumas pessoas optam por excluir produtos de origem animal de suas dietas por razões éticas ou de saúde.
Algumas pessoas optam por excluir produtos de origem animal de suas dietas por razões éticas ou de saúde. (Foto: reprodução)

Os leites vegetais, além de serem saudáveis, são uma excelente opção para os intolerantes à lactose e aos que possuem alergias a proteína do leite de vaca, já que não contém lactose. Eles também são muito consumidos por quem opta pelo veganismo, já que não contém derivados de animais. Apesar das vantagens como a ausência de colesterol e melhor perfil de gorduras, as alternativas de leite com base vegetal ainda possuem diferenças importantes entre si e que devem ser levadas em consideração: proteínas, vitaminas, cálcio e outros minerais. O conteúdo de cálcio presente nestas opções de leite vegetal, normalmente provem da fortificação para imitar os níveis presentes no leite de vaca. 

Leite de soja: Em termos nutricionais, o extrato de soja é uma das melhores alternativas para substituir o leite de vaca, tendo em vista que dentre as opções vegetais, é a que mais se assemelha em quantidades de proteína e outros nutrientes. A desvantagem, no extrato de soja, encontra-se no sabor desagradável, uma queixa frequente entre os consumidores. 

Leite de amêndoa: O extrato de amêndoa é muito popular pelo seu sabor e aroma. Possui um bom teor de gorduras monoinsaturadas, proteínas, fibras, vitamina E, além de uma menor quantidade de calorias. Leite de arroz: Com relação ao extrato de arroz, este possui uma quantidade elevada de carboidrato, inclusive maior que o leite de vaca. Não deve ser utilizado como um substituto, já que carece de proteínas e minerais como o cálcio. 

Leite de coco: Muito utilizado na culinária brasileira, o extrato de coco também não é visto como um bom substituto para o leite de vaca. Apesar, de possuir ácido láurico, que de acordo com estudos pode aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL), possui uma elevada quantidade de gordura saturada e diversidade limitada de nutrientes. 

Leite de aveia: É rico em fibras, não pode ser considerado fonte de proteínas, vitaminas ou minerais, contém carboidratos em média quantidade e é isento de lactose não possui gorduras saturadas. No quesito sabor, tem boa aceitação e pouco sabor residual.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.