SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) ainda não definiu quem será o substituto do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) na pasta de Representação Institucional do Maranhão em Brasília.
O posto funciona como uma espécie de articulação do Executivo Estadual com o Governo Federal e bancada maranhense na Câmara e no Senado, no Distrito Federal.
“Vamos decidir mais na frente”, disse o governador, quando perguntado sobre quem será o substituto.
Saída
A justificativa, segundo Othelino, foi realizar a indicação de emendas ao Orçamento 2024 e a decisão em família de voltar a residir em São Luís. A esposa de Othelino, Ana Paula Lobato (PSB), atua como senadora da República.
“Hoje [quinta-feira, 30] já estou em exercício pleno do mandato. Só não fui à sessão por que estou voando [em trajeto por aeronave] de Brasília para São Luís”, disse.
É provável que na próxima terça-feira, quando acontece sessão ordinária, Othelino já ocupe espaço no Plenário e no seu gabinete.
De saída
Com o retorno de Othelino Neto ao mandato no Legislativo Estadual, quem deixa a Casa é o suplente, deputado Zé Inácio (PT), que exercia a função desde o início da atual legislatura. O PT também deixa de ter representatividade no Parlamento, uma vez que Zé Inácio era o único no Plenário filiado à legenda.
Othelino Neto não precisa tomar posse no mandato de deputado, uma vez que ele foi empossado e fez o juramento no dia 1º de fevereiro deste ano. A atuação do parlamentar neste retorno à Casa, portanto, ocorrerá de forma automática, sem a necessidade de solenidades formais.
O parlamentar tem a prerrogativa de estruturar todo o seu gabinete e iniciar a atividade legislativa de imediato.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.