Articulação

Othelino anuncia retorno ao mandato na Assembleia Legislativa

Deputado estadual estava licenciado do posto em virtude de ter assumido a pasta de Representação Institucional do Maranhão em Brasília.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 29/11/2023 às 07h04
Othelino ao lado da esposa, senadora Ana Paula Lobato, no Congresso Nacional
Othelino ao lado da esposa, senadora Ana Paula Lobato, no Congresso Nacional (Divulgação)

SÃO LUÍS - O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) retornará ao mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão. O anúncio ocorreu na noite desta terça-feira (28). Ele deixa, portanto, a pasta de Representação Institucional do Maranhão em Brasília, que ocupava no governo do Estado desde o início do ano. 

“Informei hoje ao governador Carlos Brandão, a quem agradeci pela confiança de ter me nomeado secretário, da minha decisão de retornar ao exercício do mandato de deputado estadual”, disse.

Ele firmou que indicará emendas para o exercício financeiro de 2024 e decidiu voltar a morar no Maranhão.  

"Justifico: na quinta-feira 30 será aberto prazo para indicação das emendas para o exercício financeiro de 2024; ademais, Ana Paula Lobato, eu e nossos filhos decidimos voltar a residir no MA, o que me impede de continuar exercendo a função em
Brasília", pontuou.

Senado

A esposa de Othelino, Ana Paula Lobato (PSB), ficará em definitivo no mandato de senadora caso o ministro da Justiça e Segurança pública, Flávio Dino (PSB), seja aceito pelo Senado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Dino foi indicado por Lula na última segunda-feira (27) e agora será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, antes de ir ao Plenário. 

O aliado, senador Weverton Rocha (PDT) é quem será o relator da indicação de Dino na Casa.

Ele assume o posto da ministra aposentada Rosa Weber depois de ter acumulado polêmicas no comando da pasta de primeiro escalão no governo petista. 

Saiba Mais

Com o retorno de Othelino Neto ao mandato no Legislativo Estadual, quem deixa a Casa é o suplente, deputado Zé Inácio (PT), que exercia a função desde o início da atual legislatura. O PT também deixa de ter representatividade no Parlamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.