Sonegação de impostos

Operação recolhe 81 máquinas de cartão irregulares em bares e restaurantes da orla de São Luís

Estabelecimentos estavam usando máquinas com outro CNPJ ou CPF para sonegação de impostos.

Imirante, com informações da Sefaz-MA

Atualizada em 02/12/2023 às 07h58
A utilização no estabelecimento de máquinas de cartão de crédito/débito em nome de terceiros favorece a omissão do real volume de vendas.
A utilização no estabelecimento de máquinas de cartão de crédito/débito em nome de terceiros favorece a omissão do real volume de vendas. (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Uma operação que fiscaliza o uso irregular de máquinas de cartão de crédito/débito apreendeu 81 dispositivos em São Luís. Os autuados tinham como objetivo não pagar ou pagar menos impostos.

Foram visitados 54 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, localizados na Ponta d'Areia, Península, Avenida Litorânea e áreas adjacentes, onde foram apuradas diversas irregularidades.

Segundo informações da Secretaria de Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA), os estabelecimentos estavam usando máquinas de cartão de crédito/débito com outro CNPJ ou CPF e muitos até com CNPJ de empresas de outros Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A utilização no estabelecimento de máquinas de cartão de crédito/débito em nome de terceiros favorece a omissão do real volume de vendas e, assim, a sonegação tributária, caracterizando crime contra a ordem tributária.

Ao realizarem vendas em maquininha com CNPJ de outra Unidade da Federação, por exemplo, o faturamento realizado nessas máquinas não sai em nome do CNPJ do estabelecimento do Maranhão, ocultando do Fisco as operações de vendas nos cartões de crédito/débito, uma vez que tais operações são informadas pelas administradoras de cartão para a outra unidade da federação.

O Fisco fará a auditoria das informações coletadas pela equipe de auditores da operação e, havendo valores a recolher, constituirá o crédito tributário e aplicação das penalidades.

A operação, denominada “Máquina Legal”, envolveu 18 auditores fiscais da Sefaz-MA e foi conduzido pela Unidade de Planejamento Fiscal (UPCAF) em conjunto com a Célula da Gestão Fiscal (Cegaf/Estabelecimento).

A segunda fase da operação será realizada em todo o Estado do Maranhão incluindo, além dos bares e restaurantes, outros segmentos comerciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.