Educação

Deputado maranhense apresenta projeto de alfabetização de pessoas idosas

Deputado Pastor Gil apresentou projeto que cria o Programa de Incentivo Financeiro para a Alfabetização de Idosos nos municípios.

Ipolítica

Pastor Gil é autor de projeto de lei que tramita na Câmara Federal
Pastor Gil é autor de projeto de lei que tramita na Câmara Federal (Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS - O deputado federal Pastor Gil (PL), que integra a bancada maranhense no Congresso Nacional, apresentou o Projeto de Lei 4712/23 que cria um programa para alfabetizar pessoas idosas em todo território nacional. Trata-se do Programa de Incentivo Financeiro para a Alfabetização de Idosos nos Municípios. 

De acordo com o texto do PL, o Ministério da Educação deverá destinar recursos financeiros aos municípios, por meio de convênios, para a efetivação do programa. Caberá ao ministério estabelecer critérios e diretrizes para aderir à iniciativa, bem como fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

O projeto estabelece que os municípios deverão apresentar projetos detalhados para alfabetizar pessoas idosas, com metas, cronograma, calendário e previsão orçamentária. O dinheiro poderá ser usado em infraestrutura, material didático ou capacitação de professores.

“A falta de habilidades básicas de leitura e escrita limita as oportunidades dos idosos, impedindo-os de participar plenamente da vida em sociedade”, disse o autor da proposta.

Leia também: TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Somente depois disso irá ao Plenário da Câmara Federal. 

Se aprovado, deverá ir à sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.