(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Candidatura única deve ser o caminho do grupo governista em SL

Grupo coordenado pelo governador Carlos Brandão tem se movimentado para fechar acordo em torno do nome de Duarte Júnior para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

Ipolítica

Duarte Júnior tem construído articulação para conseguir ser candidato único nas eleições de 2024
Duarte Júnior tem construído articulação para conseguir ser candidato único nas eleições de 2024 (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - Cresce no grupo governista o sentimento de que a melhor estratégia para as eleições de 2024 em São Luís é a candidatura única com todos os partidos do grupo unidos. E dois fatores são determinantes para isto.

O primeiro é o fato de não haver nomes viáveis para entrar na disputa ao ponto que sustente a tese de que a melhor estratégia é ter mais de um candidato governista. 

A tentativa de emplacar o presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSDB), ficou pelo meio do caminho e o deputado Neto Evangelista (União) tem se voltado mais para sua defesa na ação de fraude na cota de gênero.

O outro fator é que o deputado federal Duarte Júnior (PSB) vem construindo pontes com as forças políticas de seu campo político. Diferente de 2020, o socialista está mais calmo e mais aberto ao diálogo. Ele tenta reduzir a rejeição que tem entre os aliados.

Palacianos dizem que Duarte amadureceu e tem reduzidos os muros que o separavam da possibilidade da unidade em torno do seu nomes.

Mas vale lembrar que aliado a estes dois fatores tem a volta do diálogo do governador Carlos Brandão (PSB) com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Eles conversaram e já encaminharam acordos em municípios para que o grupo caminhe unido. São Luís e Timon são os mais adiantados.

Dever de casa

Duarte Júnior tem feito o dever de casa e conseguido trazer aliados para perto de si e alguns já até declarando abertamente apoio a sua pré-candidatura.

O vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), é um exemplo. Nas redes sociais ele se posicionou e dentro de seu partido já defendeu a aliança com Duarte em 2024.

Força

Antes, Camarão era da tese de que mais de um candidato levaria o pleito na capital para o segundo turno. Agora, acredita que o melhor caminho é ter uma eleição plebiscitária.

Para mostrar força, Duarte Júnior trouxe para o lançamento de sua pré-candidatura forças políticas locais e nacionais de peso.

Ministros, deputados estaduais e federais além das lideranças partidárias estarão no evento do PSB no fim da tarde desta sexta-feira, 27.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.