Carlos Lula sugere retirada de ferryboat de circulação após embarcação ficar à deriva
Carlos Lula lembrou que em menos de 24 horas, duas embarcações ficaram à deriva em São Luís; ele também sugeriu audiência com o presidente da Emap.
SÃO LUÍS - O deputado estadual Carlos Lula (PSB) sugeriu à Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, mobilização que tenha por objetivo a retirada de circulação do ferryboat José Humberto, que faz a travessia São Luís - Cujupe, e audiência com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins.
A medida, segundo o parlamentar, é proposta por cautela, uma vez que o 'ferry' já apresentou diversos problemas ao ser colocado para o serviço de transporte de passageiros.
Em menos de 72 horas dois ferryboats ficaram à deriva na capital. O primeiro caso foi justamente com a embarcação José Humberto, no domingo. Já o segundo foi registrado com o ferryboat São Gabriel.
Carlos Lula pediu apoio do presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, deputado Cláudio Cunha (PL) e do deputado Wellington do Curso (PSC).
“Ontem a gente teve mais uma vez, outro problema envolvendo os ferryboats que fazem a travessia São Luís - Cujupe. O segundo caso em 72 horas de embarcação ficando à deriva. Isso não é normal”, disse.
E continuou: “Deputado Wellington, você que sempre está a fiscalizar os serviços públicos do estado, no sentido de cuidar da população que é usuária desse serviço; sei que vossa excelência já trouxe mais de uma vez a essa tribuna a preocupação, especificamente, com o ferry José Humberto; ele que já ficou à deriva algumas vezes. Talvez seja necessário até adotar como cautela, antes que uma tragédia aconteça, que a gente possa tirar de circulação, esse ferry, já que ele vem apresentando reiteradamente, problemas”, completou.
Convocação
Carlos Lula também solicitou à Comissão de Obras, a realização de audiência junto do presidente da Emap, Gilberto Lins, para tratar do tema no Parlamento.
“Portanto, venho aqui, deputado Júlio - vossa excelência que é um baixadeiro e que utiliza frequentemente o ferry -, pedir ao deputado Cláudio Cunha, que é presidente da Comissão de Obras e que já trouxe esse tema a essa tribuna; que tem um projeto de lei para tratar desse problema, para que ele possa convidar o presidente da Emap, o senhor Gilberto Lins, para que ele venha à comissão para tratar desse problema e explicar quais as providências que o estado vem tomando”, enfatizou.
À deriva
A embarcação que, foi adquirida pelo Governo do Estado, tem pouco mais de um ano de operação no Maranhão.
De acordo com a Emap, a embarcação teve uma intercorrência no sistema de leme durante a saída da Ponta da Espera.
Assista ao vídeo:
Abaixo, a nota da Emap:
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) comunica que a embarcação São Gabriel, operada pela empresa Henvil, teve uma intercorrência no sistema de leme durante a saída da Ponta da Espera, na manhã desta terça-feira (17), exigindo um pequeno reparo, que durou aproximadamente 20 minutos. Após a devida manutenção, a embarcação prosseguiu viagem em direção ao Terminal do Cujupe. O ferry São Gabriel segue operando normalmente no sistema.
Ferryboat José Humberto
Esse é o segundo caso em menos de 72 horas. No domingo (15) passageiros que viajavam no ferryboat José Humberto do Terminal do Cujupe para a Ponta da Espera, em São Luís, enfrentaram transtornos por causa de um problema na embarcação. A travessia se iniciou às 17h50, mas a embarcação acabou ficando à deriva.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.