Eclipse!

IFMA disponibiliza óculos para observação do eclipse solar em Imperatriz

A comunidade poderá ver o fenômeno através de um telescópio e óculos com filtros adequados para ver o eclipse com segurança.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 14/10/2023 às 10h44
O fenômeno vai poder ser visto em vários Estados das regiões Norte e Nordeste.
O fenômeno vai poder ser visto em vários Estados das regiões Norte e Nordeste. (divulgação / IFMA)

IMPERATRIZ - O IFMA Campus Imperatriz preparou um evento de observação do eclipse solar anular, que vai ocorrer neste sábado (14), a partir das 15h. Na ocasião, haverá um telescópio e serão disponibilizados óculos com filtros adequados para ver o fenômeno com segurança.  É a culminância do projeto “E-clipse 2023: Anel de Ouro da Ciência”, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O eclipse solar anular ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra ficam bem alinhados na ocasião da fase nova da Lua. O Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, deixando visível apenas um anel do disco solar. O fenômeno vai poder ser visto em vários Estados das regiões Norte e Nordeste.

Cada pessoa poderá ficar com os óculos por cerca de dois minutos para observação. Em seguida, eles já serão repassados para outras pessoas que desejam ver o fenômeno.

Leia também: Eclipse anular do sol ocorre neste sábado (14); saiba de onde ele poderá ser visto

O evento em Imperatriz será transmitido em tempo real pelo canal da TV IFMA no Youtube. Haverá a presença do reitor da instituição e de pesquisadores do Brasil, de Moçambique, Portugal e Cabo Verde, que estão na cidade por ocasião do I Congresso Internacional de Ensino de Astronomia.

Sobre o projeto

O “E-clipse 2023: Anel de Ouro da Ciência” já qualificou mais de 200 professores de educação básica, adquiriu mais de 25 mil óculos para a observação do eclipse e auxiliou várias secretarias municipais de educação a definir a programação para este sábado. Além de Imperatriz, outras 20 cidades no Norte e Nordeste terão pontos de observação parceiros. No Maranhão, haverá eventos em Carolina, Grajaú, Pedreiras, Porto Franco, São João dos Patos, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras e Timon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.