Tecnologia e inovação

São Luís sedia imersão de startups com 54 horas de projetos inovadores

A abertura será às 18h, desta sexta, no Teatro da Cidade.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 06/10/2023 às 15h40
Esta edição em São Luís será focada no tema Cidades Inteligentes.
Esta edição em São Luís será focada no tema Cidades Inteligentes. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Ideias pioneiras, que proporcionam o desenvolvimento inteligente das cidades, serão apresentadas durante o Startup Weekend Cidades Inteligentes São Luís. O evento de tecnologia e inovação, ocorre de hoje (6) até domingo (9), no prédio da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Agência Marandu), que fica no Largo do Carmo, Centro. A abertura será às 18h, desta sexta, no Teatro da Cidade. 

O objetivo do Startup Weekend é estimular a criação de startups. Os participantes terão a oportunidade de tirar as suas ideias do papel, aplicando o passo a passo para desenvolver e apresentar suas ideias empreendedoras. Com o apoio de mentores especialistas e palestrantes convidados, o evento vai oferecer um ambiente colaborativo e focado para testar e validar ideias de negócio em um curto período, além de muito networking e oportunidades para a carreira.

Esta edição em São Luís será focada no tema Cidades Inteligentes, abordando como a inovação pode transformar a qualidade de vida nas áreas urbanas. A proposta é dar visibilidade a projetos que contribuam para tornar São Luís uma cidade mais inteligente, inovadora e sustentável.

“Com essa reunião de startups queremos promover soluções criativas para a capital maranhense. Este é um evento realmente inovador e muito aguardado pelo ecossistema de inovação”, pontua o head de inovação, Daniel Brandão. 

Participam do Startup Weekend empreendedores e desenvolvedores de ideias das áreas do design, tecnologia e negócios, além de entusiastas de inovação, que vão se reunir para um fim de semana repleto de criatividade, aprendizado e muita ação. Daniel Brandão enfatiza que, “serão 54 horas transformadoras, nas quais os participantes têm a missão de desenvolver soluções criativas em equipe, enquanto serão mentorados por especialistas em inovação”.

O desenvolvedor Victor Sardinha, participante da edição anterior do Startup Weekend, compartilhou sua experiência com a iniciativa. “Estávamos em um grupo interessadas em inovação e aprendemos, juntos, a desenvolver uma startup. As ideias discutidas nesse evento não apenas me ‘tiraram da caixa’, mas deixaram aprendizados e inspirações que ficam para a minha carreira. Tenho certeza de que essa edição sobre cidades inteligentes será igualmente incrível”, disse ele.

Agenda

Na sexta, a abertura do evento ocorre no Teatro da Cidade, Centro. Após, a programação segue para a Agência Marandu, onde os participantes estarão concentrados. No sábado (7), as equipes trabalharão no desenvolvimento de seus projetos, com o auxílio de mentores experientes. No domingo (8), as startups serão apresentadas a um painel de jurados, que avaliará a viabilidade e o potencial de cada projeto. Três vencedores dessa competição serão premiados e terão a oportunidade de desenvolver suas ideias. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Instagram do evento. No mesmo dia, marcando o encerramento do evento, haverá mostra das ideias inovadoras e o momento será aberto ao público.

Inovação e tecnologia

As cidades inteligentes ou smart citys são aquelas que utilizam tecnologia e dados para melhorar a eficiência dos serviços públicos, promover a sustentabilidade e proporcionar uma melhor experiência de vida para os cidadãos. O foco é estimular fluxos de interação de pessoas de forma estratégica com tecnologias para resolver necessidades sociais, econômicas e ambientais. Como resultado, são construídos ambientes urbanos mais eficientes com mais participação cidadã e inclusão digital.

O Startup Weekend Cidades Inteligentes São Luís é fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Maranhão. "Este evento é uma oportunidade para os maranhenses mostrarem seu potencial criativo e empreendedor. Queremos estimular o surgimento de soluções inovadoras para os desafios urbanos locais, contribuindo com a criação de uma cidade inteligente, o que está alinhado com programas estaduais e municipais que já estão em prática”, conclui Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.