SAÚDE

Cirurgia de quadril impacta agenda política de Lula

A equipe médica realizará a cirurgia sob anestesia geral e a operação durará várias horas.

Ipolítica

Cirurgia deve tirar presidente de agenda política nos próximos dias.
Cirurgia deve tirar presidente de agenda política nos próximos dias. (Reprodução)

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou no Hospital Sírio Libanês de Brasília nesta sexta-feira (29) para realizar uma cirurgia de quadril. A intervenção médica obrigará Lula a reduzir suas atividades oficiais por várias semanas, o que pode ter um impacto significativo na política brasileira.

Lula, que está em seu terceiro mandato, decidirá se submeter à "artroplastia total de quadril" devido a um caso de artrose que o aflige há pelo menos um ano. A equipe médica realizará a cirurgia sob anestesia geral e a operação durará várias horas. Eles implantarão uma prótese híbrida, parte fixada com cimento ósseo e parte encaixada diretamente no osso.

Nos últimos dias, a equipe de Lula reduziu sua agenda e, esta semana, adiou uma viagem a São Paulo por recomendação médica, informou uma fonte da Presidência. Apesar disso, Lula expressou otimismo em relação à cirurgia e confiança em sua capacidade de continuar trabalhando normalmente durante a recuperação, que ocorrerá no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência.

No entanto, Lula precisará diminuir sua agitada agenda de viagens e permanecerá em Brasília por pelo menos quatro semanas. Se tudo correr conforme o planejado, ele planeja retomar suas viagens internacionais e comparecer à Conferência da ONU sobre o Clima, COP28, nos Emirados Árabes Unidos, ao final de novembro.

A artrose no quadril direito tem causado desconforto ao ex-presidente. Ele começou a sentir dores na cabeça do fêmur em agosto do ano passado, durante a campanha presidencial em que derrotou Jair Bolsonaro. Desde então, seus sintomas têm se intensificado, prejudicando seu sono, capacidade de sentar-se e ficar de pé, e até seu humor.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.